01 de maio – Festa das Crianças em Lugano

P1120036Como em todos os anos, a Ação Católica do Cantão Ticino realizou a tradicional Festa das Crianças no dia primeiro de maio, Festa dos Trabalhadores. O objetivo é reunir principalmente as crianças das diversas paróquias da Diocese, como também os pais, párocos e catequistas, todos em um dia cheio de atividades, diversão e evangelização.

Este ano a Festa das Crianças teve como tema a frase “Non c’è gioco senza Te!”, que significa “Não há jogo sem Você”, referindo-se a Deus como também a cada um de nós. O dia começou com acolhida e animação, depois do que alguns jovens apresentaram a vida do Beato Pier Giorgio Frassati, jovem italiano do início do século XX. Eles prepararam um teatro dividido em cenas que mostravam três aspectos principais de sua vida: a primeira falava de sua generosidade para com os pobres, doando tantas vezes até mesmo seus sapatos e suas roupas; a segunda relatava a sua paixão pela montanha, os passeios com os amigos e sua devoção a Maria na oração do Rosário e, na terceira cena, foi apresentado o tempo de sua doença e o momento de sua morte.

P1120046Após o teatro tivemos o “pranzo a sacco”, cada um trouxe seu lanche e assim fizemos um grande piquenique. A tarde foi toda dedicada aos jogos e às atividades voltadas à evangelização das crianças, dentre as quais uma era de nossa responsabilidade. A nossa Missão de Lugano foi convidada para participar preparando uma atividade de grupo para apresentar a oração relacionada com a vida do Beato Pier Giorgio Frassati. Mais uma vez pudemos contar com a ajuda de Luciana Trombetta (catequista da Paróquia Sacro Cuore) que nos auxiliou nesta missão.

Tendo como tema a vida do Beato Pier Giorgio Frassati, preparamos um Jogo em um grande painel: um grande círculo dividido em seis partes com temas que remetiam a alguns fatos de sua vida. Escolhíamos alguma das crianças para jogar um dado com as cores das respectivas partes do circulo e, na medida em que uma cor era escolhida, as crianças iniciavam falando de algumas coisas que se recordavam do teatro e nós completávamos com outras curiosidades e ensinamentos da vida do Beato Frassati.

Nesse ano participaram da Festa das Crianças cerca de 300 crianças das diversas paróquias da Diocese de Lugano. Foi uma grande oportunidade para conhecer o exemplo da vida deste grande beato que pouco a pouco tem se tornado popular e amado especialmente em meio aos jovens.

 André Maritan
Membro da Missão de Lugano, Suíça

Veja as fotos

Print This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados