Comunidade Católica Mar a Dentro

São José do Rio Preto recebeu visita da Virgem de Nazaré

IMG_2899 recorte compPelo 5º ano nossa Comunidade, na missão de São José do Rio Preto, vivencia a graça de receber a imagem peregrina de N. Sra de Nazaré, e experimenta, em suas devidas proporções, o mistério de amor que o Círio de Nazaré proporciona aos homens e mulheres de fé, filhos e filhas de Maria. O presente se tornou ainda mais especial por se tratar de uma importante data para a Comunidade Mar a Dentro, o aniversário de seu Fundador e Moderador Geral, Antônio Dilben Rabelo Fleming.

Foi uma intensa programação que aconteceu ao longo de quatro dias, atingindo diversas realidades da sociedade em todas as suas faixas etárias e classes sociais.

imagem peregrina (3)É incrível, mesmo após tantos anos, poder contemplar a forte manifestação de Jesus através da presença intercessora de Sua Mãe, através da devoção de N. Sra de Nazaré. A Mãe não espera os filhos irem até ela, mas sai, apressadamente, ao encontro de cada um, para socorrê-los em suas necessidades. Exatamente como a Palavra nos conta sobre sua visita a Isabel, sua prima que necessitava de sua companhia e de seus cuidados.

Ao chegar em São José do Rio Preto, no dia 1° de maio, foi recebida com grandioso afeto pela CAPAC – Centro de Acolhida para Pacientes com Câncer, os quais puderam experimentar sua presença materna oferecendo alento em suas dores, e o cuidado de mãe. Foi com grande confiança que vi cada um aproximar-se, entregando seu tratamento e suas dores, e também, aqueles que são os seus colaboradores, confiando aos cuidados de sua intercessão, as necessidades que têm para manter este local que apoia esses irmãos. Em seguida, foi a vez da Basílica de Nossa Senhora Aparecida recebe-la com uma celebração Eucarística preparada pelo pároco, Pe. Aparecido Torrente e seus paroquianos com toda honra e dignidade que lhe é devida, e com muita alegria.

NIMG_20140502_172551_1067x800a sexta-feira começou a peregrinação pela cidade. Ela visitou algumas empresas, algumas delas que colaboraram nas despesas com a vinda da imagem. Convidando familiares, funcionários e clientes, colocaram-se em oração e escuta da Palavra. Momento marcante foi a visita ao Hospital de Base, em sua área infantil, que acolhia muitas crianças em estado de risco, outras em C.T.I, e ainda algumas que, abandonadas pela família, tinham o hospital por sua morada. Cada uma dessas recebeu individualmente a benção de N. Sra de Nazaré, e no dia seguinte, ainda tivemos o testemunho de uma mãe que foi até a Comunidade para contar a graça que havia recebido, da melhora e alta da filha. Ao final do dia, a peregrinação é concluída com a missa na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo território paroquial nossa Comunidade pertence e que tem como pároco o padre Dionízio Jesus Corrêa dos Santos, seguindo para a Paróquia Menino Jesus de Praga, onde o pároco, Pe. Silvio Roberto dos Santos e seus fiéis aguardavam para receber a benção da Mãe.

imagem peregrina (1)No sábado a peregrinação se intensificou. No CEFA, as crianças da catequese tiveram seu momento de louvor junto das catequistas, dos pais e demais membros da comunidade, e mais empresas foram visitadas, sempre no sentido de que as bênçãos da Virgem de Nazaré atinja cada vez mais as famílias, levando a todos à vivência do serviço ao próximo. O ponto alto do sábado ficou por conta do Círio – procissão que aconteceu partindo da casa das Irmãs Missionárias de Cristo Crucificado até o CEFA. A berlinda muito linda, com as mais belas flores, os fiéis com as velas iluminando o caminho, a corda tomada pelos promesseiros e devotos, adultos, jovens, crianças, todos queriam conduzir a Mãe na procissão, para que, na vida, sejam por ela conduzidos no Caminho para o Pai. Ao final da procissão, uma grande explosão de fogos de artifício introduzia todo o povo peregrino à Celebração da Eucaristia, fonte e ápice da nossa fé, a qual se estendeu na adoração Eucaristica que aconteceu em vigília durante toda a madrugada. E ainda neste dia, mais amigos se juntaram a nós, pois também se tratava do dia do aniversário de nosso fundador, o Dilben. Amigos e irmãos de São Paulo, Jaú, Paraná e tantos outros lugares.

Já com gosto de saudade, chega o Domingo, dia que abrirá mais novos testemunhos de graças alcançadas. A imagem percorre várias ruas da cidade, em carreata, até chegar na Catedral para a celebração com o povo de Deus. Num clima todo especial de oração pelas famílias, já tendo retornado para o CEFA, a Tarde Mariana recebia visitas a todo o momento e preparava a grande e ultima celebração, com a casa lotada. Uma pessoa veio ao CEFA especialmente para testemunhar a graça de uma pessoa que, ao abrir a janela de seu apartamento para cometer suicídio, deparou-se com a a imagem passando em carreata, e pela presença da Mãe do Céu, desistiu da fatalidade que iria cometer.

IMG_2932Nossa gratidão à Diretoria da Festa do Círio de Nazaré, por nos proporcionar mais um ano de tantas graças. Ao casal coordenador deste biênio, que com carinho e amizade se fez presente, trazendo pessoalmente a Imagem, Jorge e Amélia Xerfan, nosso muito obrigado! E ainda contamos com o apoio da Guarda de Nazaré, através do Rubinaldo e do Anderson, dois novos grandes amigos que foram o apoio essencial durante a peregrinação.

Admirável e merecedora de destaque foi a Comissão Organizadora, composta por membros da Comunidade de Vida e Aliança, vocacionados e amigos, que de forma incansável e com grande espírito missionário, dedicaram-se para a realização deste evento. E aos patrocinadores e colaboradores em geral, nosso muito obrigado, e nossas orações, além da intercessão da Virgem de Nazaré que com certeza, é a primeira a alegrar-se com a generosidade do coração de cada um.

O “fim” desta peregrinação na verdade é um começo, pois ficaram dois especiais convites: o de todos retornarem para o próximo ano e fazer desta peregrinação da Virgem de Nazaré em São José do Rio Preto uma grande experiência de fé, de amor e de comunidade; e também o convite de adentrarem ainda mais profundamente no mistério do Círio de Nazaré, fazendo uma peregrinação a Belém do Pará, junto da Missão Mar a Dentro que lá está, no 2° Domingo de Outubro, quando as ruas de Belém viram mar….

Morgana Colombo Nadin
Missão do Rio de Janeiro

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail