A VIDA NA GRAÇA

Abril de 2018

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo” Lc 1,28

Deus nos criou por amor, para participarmos de sua bondade e bem aventurança, mas por causa do nosso pecado nos distanciamos dele. Por isso, ele vem em nosso socorro, nos dando condições para vivermos na graça, ou seja, na sua presença amorosa que nos conduz e orienta para uma vida plena.
Maria é feliz, é cheia da graça, pois contou com o socorro de Deus e não consigo mesma, com a sua própria hu-mildade. Foi em Deus que ela encontrou forças para dizer “sim” ao plano divino de ser a Mãe do Salvador, para fugir para o Egito depois do nascimento do menino e para estar em pé na crucifixão de seu filho Jesus. Você, jovem, pode se considerar feliz e cheio da graça de Deus, pois ele vem em seu socorro através dos sacramentos, dando coragem, sabedoria, através de alguma palavra amiga e encorajadora. Deus não cessa de derramar suas graças, mas de nossa parte precisamos imitar a Virgem Maria que não resistiu a Deus, não hesitou em cumprir seu chamado, mesmo parecendo ser aquilo impossível, ela acreditou.

Qual é o seu chamado? Quais são os obstáculos que você precisa vencer para respondê-lo? Onde você bus-ca coragem e força? Quem te orienta? Quais são seus vícios, que te afastam da presença amorosa de Deus, que te afastam do convívio com seus familiares e amigos? Diante desses questionamentos, encontramos respostas na vida de Maria, aquela que viveu na graça de Deus. Como? Tendo uma vida de oração: Maria era uma jovem que, como outras de sua idade, vivia à espera do Messias, nutrindo suas esperanças nas promessas de Deus. Percebemos, aí, que ela era uma jovem de oração.

É na oração que você encontra forças para viver na presença do Senhor, para não cair na tentação dos seus vícios, para vencer o egoísmo, o individualismo, o orgulho e tudo o que te impede de ser feliz e de permanecer na graça de Deus. Quando te perguntarem como você consegue viver assim ou como conseguiu realizar algo, como passar no vestibular, conseguir um trabalho, você poderá responder que é a graça de Deus que te socorre. Na vida de oração você também encontra respostas para seus questionamentos mais íntimos e profundos, além de encontrar forças para viver uma vida reta, casta e de contínua conversão.

Viver na graça é possível pela nossa conversão diária, quando temos uma vida de oração e de intimidade com Deus, a consequência é a mudança de nossas ações, de nossa mentalidade e até mesmo os desejos do nosso coração são transformados. Quanto mais nos abandonarmos em Deus, mais graças receberemos. Ainda que você enfrente dificuldades, a perda de alguém, tribulações e tempestades, você pode acreditar, tudo é graça, pois Deus usa de todos os meios para te ter na presença dele. O exemplo de São Noberto nos ajuda. Num passeio em seu cavalo ele foi atingi-do por um raio, e julgou ouvir a voz de Deus, que censurava sua vida mundana e vazia. De fato ele a ouviu, e acabou tornando-se um grande santo, não por que não tivesse pecados, mas porque desejou e contou com a graça de Deus.

“Alegre-se, o Senhor está com você, jovem!” (cf. Lc 1,28). Não tenha medo de crer e se abandonar mãos de Deus e, assim, ter uma vida transformada e a alegria de viver na sua graça.

Dilce Aparecida Silva
Casa de Nazaré – Iturama

Baixe aqui esta formação:
Formacao JMJ Mar a Dentro – abril de 2018

Print This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2018 © Todos os direitos reservados