Congresso Regional das Novas Comunidades e Renovação Carismática Católica

Congresso no Brasil promovido pela Comunidade Católica Mar a Dentro contou com a participação de Jean-Luc Moens, pela primeira vez no Brasil como Moderador do CHARIS

No final de semana dos dias 19 a 21 de julho aconteceu em São José do Rio Preto – SP, o Congresso Regional das Novas Comunidades e Renovação Carismática Católica, que reuniu cerca de 400 pessoas, para refletir sobre os desafios que essas novas realidades eclesiais enfrentam. Dentre eles, o mais importante desafio é o de promover a unidade, motivo pelo qual o Papa instituiu o CHARIS, reunindo assim todas as expressões da “corrente de graças”, ou seja, a Renovação Carismática Católica e todas as realidades que surgiram a partir dela, de modo especial as Novas Comunidades.

Para falar sobre esse tema tão importante e atual contamos com a presença de Jean-Luc Moens, moderador do CHARIS. É a primeira viagem de Jean-Luc ao Brasil depois de assumir este novo encargo. Ele apresentou a todos o que é o CHARIS, qual o desejo do Papa Francisco com este passo rumo à unidade, e tratou também de temas pertinentes ao direcionamento da Renovação Carismática e das Novas Comunidades.

Contamos ainda com a significativa presença de Dom Orani João Tempesta, OCist., Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. O tema de sua palestra foi o mesmo do Congresso: “Para que todos sejam um”, que é também o lema de sua ordenação episcopal. Estiveram presentes também Dom Joel Portella Amado, Secretário Geral da CNBB, falando sobre a “Unidade na pluralidade”, Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo Diocesano de São José do Rio Preto, Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Dom Moacir Aparecido de Freitas, bispo diocesano de Votuporanga. Estava presente o Fundador e Moderador da Comunidade Mar a Dentro, Antônio Dilben Rabelo Fleming, que organizou e sediou o congresso, além do Cofundador e Formador Geral, Pe. Douglas Cardoso Metran, que falou a todos os presentes sobre o tema: “Formação: princípio de unidade e vida fraterna”.

A presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris, mesmo impossibilitada de permanecer durante todo o congresso, fez questão de estar presente no primeiro dia, como sinal de que a busca pela unidade se faz caminhando lado a lado.

Mesmo sendo um evento regional, visto a proporção que tomou o evento e a sua representatividade, a participação foi nacional, com participação de fundadores e membros de diversas novas comunidades, muitos deles antigos participantes da Catholic Fraternity e ainda membros de grupos de oração da Renovação de todo o Brasil.

Louvamos a Deus por este momento de graça, no qual todos puderam experimentar uma grande fraternidade e do qual todos saíram com ainda mais desejo de promover, com o CHARIS, um novo tempo de unidade para toda a Igreja!

Print This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados