Belém, PA

Grupo de amigos e membros da Comunidade

Em agosto de 2005, a convite do então Arcebispo de Belém do Pará, Dom Orani João Tempesta, chegaram 10 missionários da Comunidade Mar a Dentro nas terras paraenses. O objetivo inicial da missão era desenvolver um trabalho de evangelização nas ilhas de Belém, na Pastoral Universitária e na Igreja das Mercês, situada no centro histórico da cidade.

Com o passar do tempo, a missão de Belém foi se reestruturando. Atualmente a missão da Comunidade conta com duas casas: uma localizada na cidade de Belém e outra na Ilha de Outeiro. Existe uma participação muito grande de amigos e benfeitores nos trabalhos missionários, além da presença da Comunidade de Aliança, que junto com a Comunidade de Vida leva adiante a nossa missão nessas terras da Amazônia.

A Missão de Belém

Desde que chegamos nesta Arquidiocese, colaboramos com diversas iniciativas do Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) de Belém como também com o Centro de Bioética da Amazônia (CBAm).

Junto à Pastoral Universitária realizamos nossa missão auxiliando nas missas realizadas nos diversos campi universitários, principalmente durante a Páscoa, o Natal. Promovemos ainda um curso de formação cristã na UNAMA – Universidade da Amazônia, que visa um aprofundamento na fé e na experiência com Jesus e com a sua Igreja.

Procissão do Círio de Nazaré – Corda da Berlinda

No Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a grande festa do povo paraense, promovemos um trabalho de evangelização, em conjunto com a Diretoria da Festa, especificamente com a Diretoria de Evangelização. Esse trabalho ocorre durante todo o ano na formação dos dirigentes de peregrinação (responsáveis pelos grupos de preparação e de novena). No mês de outubro acontece um encontro de formação que reúne cerca de 800 jovens evangelizadores. No dia da Trasladação (sábado anterior ao Círio), estes jovens evangelizam outros jovens, que seguem a imagem de Nossa Senhora puxando a corda da trasladação. Durante os quinze dias que seguem a grande procissão do Círio, acontece o Círio Musical que são shows católicos, missas e outras atividades, e durante esse tempo também trabalhamos na evangelização de jovens e adultos que participam desses eventos, além de participarmos da adoração ao Santíssimo promovida durante esses quinze dias. O Círio de Nazaré é um momento muito grande e especial de Evangelização para nossa Comunidade, assim como para toda a Arquidiocese.

Na Casa de Missão de Belém acontecem missas, atendimentos de oração, grupos de adoração, grupo de mães, terços da misericórdia e o Curso de Discipulado, que é uma iniciativa de formação cristã da Comunidade Mar a Dentro. Esta casa funciona também como um elo entre as ilhas e a metrópole de Belém, pois muitos belemenses tem se aproximado da realidade carente e esquecida das ilhas através do projeto que chamamos de “Amigos da Ilha”. Este projeto é formado por um grupo de jovens e adultos que nos ajudam na evangelização e no Projeto Comunhão e Vida, projeto social de nossa Comunidade, realizado na Ilha de Caratateua e nas ilhas adjacentes.

Realizamos formações de liderança e retiros espirituais sempre que solicitados pelas paróquias da Arquidiocese, além dos retiros e encontros anuais promovidos pela Comunidade, como o Retiro de Páscoa, durante os dias do Tríduo Pascal; a Festa da Misericórdia, no 2º Domingo da Páscoa; o Retiro “Vivendo o Círio” entre outros.

Missão nas Ilhas de Outeiro

Uma das comunidades ribeirinhas assistidas

Na ilha de Caratateua-Outeiro, encontra-se a outra casa da Comunidade. Esta ilha dista aproximadamente 25 km do Centro da cidade de Belém e possui uma população com cerca de 64 mil habitantes. Abrange uma área de 110.362m2, com o espaço físico de 25 ilhas adjacentes, de um total de 42, pertencentes ao Município de Belém. Os habitantes destas ilhas adjacentes somam o número de aproximadamente oito mil.

Nossa missão nesta ilha acontece em nossa Casa de Missão, através de catequeses, retiros espirituais que aí acontecem, dos atendimentos de oração como também das mil Ave-Marias que são rezadas todo primeiro domingo do mês. O Projeto Comunhão e Vida – Belém tem ali a sua sede, e atualmente atende crianças com dificuldade de aprendizagem e também suas famílias, através de serviços pedagógicos, oficinas de artesanato etc.

Além da Ilha de Outeiro realizamos missões em várias ilhas adjacentes. Atualmente atendemos periodicamente as ilhas de João Pilatos, Igarapé Grande, Jamaci e realizamos alguns momentos de evangelização na Ilha de Cotijuba.

Amigos da Ilha

Para o trabalho e apoio aos diversos projetos orientados para as ilhas de Belém, contamos com um grupo de jovens e adultos que são acompanhados e preparados para a evangelização realizada na Ilha de Caratateua-Outeiro e nas ilhas adjacentes. Faça parte deste grupo e seja um Amigo da Ilha você também: belem@maradentro.com.br ou (91) 3235-1627 ou 9941-6770

Paulo Apóstolo

Embarcação usada pela Comunidade para a evangelização nas ilhas

Para a Evangelização dessas ilhas, desenvolvemos o Projeto Paulo Apóstolo. Este projeto visa formar pequenas comunidades católicas nas ilhas adjacentes de Caratateua-Outeiro.

Assim como São Paulo visitava e permanecia nas comunidades primitivas a fim de formá-las, por meio de uma metodologia apropriada, procuramos formar ali uma autêntica comunidade cristã. Durante as visitas trabalhamos o Kerigma (o primeiro anúncio da fé), promovemos catequese para adultos e crianças a fim de que possam receber os sacramentos do Batismo, da Eucaristia, da Crisma e mesmo do Matrimônio. Realizamos, além disso, Celebrações da Palavra, terços marianos nas famílias com a visita da imagem de Nossa Senhora além de outras atividades. Nas ilhas onde já passamos e a comunidade já foi estruturada, fazemos um acompanhamos através de cursos de formação mais específicos.

Verão Radical

Este projeto nasceu em 2006, de um pedido do então Arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta. Diante do grande número de veranistas, muitas vezes de baixa renda que se fazem presentes na Ilha de Caratateua-Outeiro no mês de julho, temporada de verão nesta região do Brasil, a Igreja Católica sentiu o desafio de oferecer uma programação religiosa e cultural para essas pessoas. Esta iniciativa quer proporcionar que esses jovens, crianças e adultos tenham uma opção de férias com dignidade e com a presença de Deus, uma vez que a região das praias desta ilha é um local de prostituição, drogas e bebidas.

Show durante a temporada do Verão Radical

Durante todo o mês de julho reunimos de diversas partes missionários que se instalam na Ilha de Outeiro. Juntos realizamos visitas missionárias nas casas, fazemos evangelização “de pessoa a pessoa” nas praias, realizamos shows católicos, promovemos noites de louvor e formação na comunidade, além de realizarmos um Arraial, onde a comunidade local apresenta o seu folclore e a sua cultura.

Neste projeto contamos com o auxílio de várias novas comunidades de Belém, entre elas a Comunidade Maíra, a Comunidade Shalom, a Comunidade Nova Aliança de Anápolis, a Comunidade Nova Aliança de Belo Horizonte. Uma ajuda essencial são os vários jovens e adultos que vêm de Belém e também aqueles da própria ilha. Este período é um tempo forte de missão para nossa Comunidade, que congrega muitos esforços na evangelização dessas ilhas.

Momento de Adoração ao Santíssimo na Festa da Misericórdia

Retiros da Comunidade

Outros momentos fortes de evangelização da missão em Belém acontecem com os encontros e retiros anuais que a Comunidade promove:

Retiro de Páscoa
Ocorre durante a semana Santa, no CCFC – Centro de Cultura e Formação Cristã. Este retiro é um tempo para meditar o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor através de palestras e momentos de reflexão e oração. O ponto central do retiro são as Celebrações Litúrgicas do Tríduo Pascal.

Festa da Misericórdia

Jovens reunidos em momento de partilha durante o “Vivendo o Círio”

Acontece na Ilha de Caratateua, em nossa casa de missão. Neste dia muitas pessoas de Belém e da Ilha de Outeiro se reúnem para juntos celebrarem a Misericórdia Divina. Isto acontece geralmente com uma carreata com o quadro da Divina Misericórdia pelas ruas da ilha, seguida por um encontro com pregações, orações, louvor, adoração, que se encerra às 15h, hora da Misericórdia, com a Santa Missa.

Retiro “Vivendo o Círio”
Dentre as diversas atividades que estão ligadas à festa do Círio de Nazaré, organizamos um encontro de oração para jovens a fim de prepará-los para viverem o Círio com uma fé mais viva e verdadeira, aprofundando a devoção à Maria, modelo de vida cristã.

Conheça o Projeto Comunhão e Vida de Belém -PA!

Print This Post
Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados