Casa de Nazaré (Sede) – Iturama, MG

O Começo

A atual Casa de Nazaré em Iturama-MG

A Casa de Nazaré nasceu do desejo do coração do nosso fundador Antonio Dilben Rabelo Fleming de irmos “mar a dentro” abrindo mais uma frente de missão de nossa Comunidade.

Em 1994 a senhora Tomázia doou-nos um terreno rural na cidade de Iturama, em Minas Gerais. Naquela época os membros da Comunidade vinham a Iturama em missão, pregando retiros e encontros. Em 1998, dois jovens, membros de nossa Comunidade, foram enviados a Iturama para iniciar uma nova casa de missão. Em 1999, mais nove missionários, recém-chegados à Comunidade, se instalaram em Iturama, dando impulso ao apostolado, trabalhando com atendimentos, visitas às famílias, grupos de oração; promovendo encontros de oração, adoração entre outros. À medida que a Comunidade se tornava conhecida, os trabalhos começaram a se estender às cidades vizinhas como Itapagipe, União de Minas, Alexandrita e outras.

Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, coração espiritual de nossa comunidade

Nesse mesmo ano, a sede da Comunidade que antes era em Petrópolis, no Rio de Janeiro transferiu-se para Iturama, e com isso os demais membros da Comunidade mudaram-se para lá. Com a sua chegada, começaram também os trabalhos de construção no terreno que havíamos ganhado da senhora Tomázia. Como princípio de tudo foi edificada a atual igreja que foi dedicada à Santa Teresinha do Menino Jesus, que é um de nossos baluardes. Foi nessa época que o nosso fundador batizou aquele lugar de Casa de Nazaré.

A Igreja de Santa Teresinha, primeira de nossa Comunidade, foi dedicada por Dom Paulo Sérgio Machado, então bispo diocesano de Ituiutaba, no dia 25 de março de 2001.

Hoje a Casa de Nazaré se tornou um grande centro de espiritualidade. É lá que se realizam os grandes encontros de nossa comunidade, como o retiro de carnaval, o retiro de Páscoa, a Festa da Divina Misericórdia, o encontro anual da Comunidade de Aliança, no dia de Corpus Christi. Existem ainda outros encontros que acontecem no decorrer do ano: os acampamentos de jovens e de crianças, os encontros marianos, de famílias etc.

A missão hoje

A cidade de Iturama cresceu desde que lá nos instalamos e hoje a Casa de Nazaré se encontra entre novos bairros que surgiram. O acesso ainda é difícil, devido às estradas de terra, mas isso não tem impedido as pessoas de nos procurarem. São moradores de Iturama e das cidades vizinhas, porém principalmente dos bairros carentes, sempre procurando uma palavra amiga, alimentos e vestuário; pessoas de diversas localidades em busca de conforto espiritual.

Missa na Igreja de Santa Teresinha

Em nossa casa oferecemos encontros de Catequese além do Curso de Discipulado para jovens e adultos que querem saber mais sobre Jesus e sua Igreja.

Todos os que chegam à Casa de Nazaré são acolhidos por Jesus na Eucaristia, que durante todo o dia fica exposto para a adoração e a intercessão que se faz pelos pedidos de oração que nos chegam de todas as partes.

Desempenhamos ainda missões junto à Paróquia Santa Rita de Cássia, na Liturgia com o canto, na catequese, com os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, na Pastoral do Batismo, com o grupo de oração Gabaon, na capela São Vicente que pertence a Paróquia, terço mariano com a partilha da Palavra nas famílias.

Momento de adoração comunitária

Desenvolvemos também trabalhos com a confecção de paramentos litúrgico, na Via Ápia. A Via Apia, tem como missão a produção de paramentos e alfaias, a preços acessíveis, a fim de que a Liturgia possa ser celebrada com maior dignidade.

Utilizando técnicas avançadas, buscamos sempre a excelência na qualidade da costura e do acabamento. Criamos e confeccionamos nossos bordados para exprimir nas celebrações a nobreza e a simplicidade próprias de nossa liturgia.

A Via Apia surge, na Comunidade Mar a Dentro, como um serviço de evangelização na Igreja. Realizamos este serviço como um meio de expressar nosso amor à Liturgia e expressar a infinita beleza de Deus.

Print This Post
Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados