Concepción – Chile

A História

Chegada da Comunidade no Chile

A Casa de Missão de Concepción,  no Chile, nasceu do desejo expresso por Dom Fernando Chomalí Garib, Arcebispo de Concepción. O seu convite, feito ao nosso Fundador Antonio Dilben Rabelo Fleming, foi logo acolhido. A Missão é algo que nos impele, pois, como diz a nossa Regra de Vida,  “fomos chamados a viver a plenitude do nosso Batismo, realizando um serviço de evangelização Missionária e Contemplativa e, assim, ‘desbravar novos mundos’, não importando a nossa vontade, mas sim a daquele que nos criou, o Senhor todo-poderoso”. 

De fato, reconhecemos nessa história a vontade de Deus, desde quando aconteceu um providencial encontro entre Dom Fernando e Lea Biazeto, uma de nossas irmãs da Comunidade de Vida, durante o Seminário Nacional de Juventude e Bioética, na cidade de Brasília, em julho de 2013. Dom Fernando, naquela ocasião, proferiu a palestra “O sentido do humano na contemporaneidade”; no intervalo Lea apresentou-se como membro da Comunidade e falou-lhe a respeito do Projeto de “Bioética” desenvolvido com jovens universitários na Missão de Belém do Pará.

Posteriormente, para conhecer a Comunidade, em dezembro de 2013, Dom Fernando visitou a casa de missão da Comunidade na cidade de Belém-PA, onde expressou a todos o desejo de ter a Comunidade presente na Diocese de Concepción. Já em meados de 2015, Dom Fernando foi convidado pela Comunidade para ministrar um Fórum sobre Bioética, em São José do Rio Preto-SP. Na ocasião ele conheceu nosso Fundador que, ao final do Encontro, anunciou oficialmente a todos que a Comunidade abriria uma casa de missão em solo chileno em 2016.

Na mesma oportunidade Dom Fernando visitou a Casa Geral da Comunidade, em Iturama-MG, e conheceu a Via Ápia, que é a Fábrica de Paramentos litúrgicos da Comunidade. De imediato ele expressou o desejo de promover o mesmo trabalho na Arquidiocese, como capacitação de mulheres, a fim de proporcionar fonte de renda para elas e suas famílias.

O início

la-foto-3

Casa de Missão em Chiguayante

No dia 09 de abril de 2016 a Comunidade Mar a Dentro desembarcou na cidade de Chiguayante, província de Concepción, no Chile. As primeiras missionárias que chegaram em Concepción foram Vilma Alberti (atual superiora da missão) e Lucinéia Ferreira. Acompanhando nossas irmãs na fundação da nova Casa estavam o Pe. Douglas Metran (cofundador e formador geral da Comunidade), Padre Marcelo José Sampaio (superior da casa de missão de Lugano-Suíça), Morgana Colombo Nadin (superiora da Casa de Missão do Rio de Janeiro), e Tereza Márcia Pontes (membro da Comunidade de Aliança). Posteriormente foi enviada em missão ao Chile também Lea Biazeto.

A Missão

Casa de Missão em Chiguayante

A nossa Casa de Missão se situa na Paróquia San Pablo, do decanato Bío Bío, atrás da Capilla San José Obrero e ao lado do Instituto de Humanidades, que é um Colégio Católico da Arquidiocese, no coração da cidade de Chiguayante, ou melhor, no coração dos chiguayantinos, que nos receberam com muito carinho, de forma calorosa e acolhedora, o que não será esquecido.

Grupo de Jovens

Além de ajudar na Paróquia San Pablo, a quem estamos unidos desde o início da missão, o Senhor tem nos aberto muitas portas, para que possamos nos inteirar da realidade e necessidades da Arquidicese, participando de reuniões do Decanato, diversos cursos e retiros, além de poder participar efetivamente da equipe da Pastoral da Educação do Instituto de Humanidades e da equipe de Liturgia da Capela São José Operário, como também da Pastoral Universitária da Arquidiocese. Além disso, em nossa casa, promovemos encontros para realizar a Lectio Divina e trabalhos com jovens.

Novo Millennio Ornamentos Litúrgicos”

A nossa Comunidade é responsável pela “Fábrica de paramentos litúrgicos Novo Millennio”, localizada em Chiguayante. A iniciativa foi do arcebispado local e da Comunidade Mar a Dentro, a partir da experiência já desenvolvida no Brasil com a “Via Ápia Paramentos Litúrgicos”. A responsável pelo projeto é Vilma Alberti, que já no Brasil trabalhava na “Via Ápia”.

Para a Comunidade Mar a Dentro, a criação e produção de paramentos é um serviço de evangelização, um meio de expressar nosso amor à Liturgia e expressar a infinita beleza de Deus. Sendo assim, é muito providencial que esse trabalho, já existente no Brasil, se estenda também ao Chile.

A “Novo Millenio” é a única fábrica no sul do Chile com o objetivo de produzir túnicas, casulas e alfaias para a Liturgia. Como disse Dom Chomali durante a inalguração, no dia 12 de agosto de 2016, “os paramentos tem um significado importante, pois refletem o revestir-se de Cristo e, portanto, devem ser simples, mas com grande dignidade”. Esta iniciativa é também uma obra social que visa proporcionar empregos, e faz parte da Fundação Social Novo Millennio, uma instituição diocesana com diversos trabalhos sociais.

A cidade e a Arquidiocese

Província de Concepción

O nome Chiguayante vem da toponímia do lugar e quer dizer “Sol entre neblinas”; possui uma área de 44,5 km2 e uma população de 99.036 habitantes (Censo INE Año 2016). Conforme já foi mencionado, é uma comuna e faz parte da grande Concepción, Região de Bío Bío, no Chile.

Chiguayante forma parte da área metropolitana da cidade de Concepción, onde está a sede episcopal da Arquidiocese da Santíssima Concepción, que é uma das cinco arquidioceses presentes no território da República do Chile, a segunda maior do país.

banners-bio-biogk-is-89

Print This Post
Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados