Lugano – Suíça

Partir para a missão e os estudos

Faculdade de Teologia de Lugano

A casa de missão em Lugano, Suíça, foi inaugurada em 2008, com a chegada de dois membros da Comunidade Mar a Dentro a fim de realizarem estudos em Teologia, junto à Faculdade de Teologia de Lugano (FTL) e pouco a pouco iniciarem ali uma casa de missão.

A FTL nasce em 1993 sob iniciativa do então Bispo de Lugano, Eugenio Corecco, para promover no cantão Ticino o ensino e a pesquisa universitária nas áreas de filosofia e teologia, com ênfase na área do Direito Canônico. Historicamente se trata da primeira instituição universitária deste cantão. Desde o início era do desejo de Eugenio Corecco que a FTL fosse orientada ao mantenimento de estudantes provenientes de todas as partes do mundo.

Hoje a FTL possui cerca de 320 alunos, das mais diversas nações, tais como o Brasil, além de outros da América Latina, dos continentes africano e europeu, e mesmo da Índia, Cazaquistão entre outros. Além do curso normal de teologia, ela conta com o Instituto de Estudos Filosóficos (ISF), o Instituto de Religião e Teologia (ReTe), o Instituto para a Cultura e Arqueologia das Terras Bíblicas (IsCAB) e o Instituto de Direito Canônico e Direito Comparado das Religiões (DiReCom).

Mapa dos Cantões da Suíça

Mar a Dentro para a missão além fronteiras

Com a abertura da Casa de Missão de Lugano, nossa Comunidade partiu mar a dentro para a missão além fronteiras, indo, desta forma, de encontro com a recente criação do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. Esse é um novo dicastério da Santa Sé cuja finalidade é a de responder ao processo de secularização nos países cristãos. Segundo o Papa Bento XVI, há regiões do mundo “em que o Evangelho fincou raízes há longo tempo, dando origem a uma verdadeira tradição cristã, mas onde nos últimos séculos – com dinâmicas complexas – o processo de secularização produziu uma grave crise de sentido na fé cristã”. A Suíça, como tantos outros países, é um exemplo vivo desta afirmação.

A Suíça é um país plural. Ela está organizada em 26 Cantões, algo semelhante aos nossos Estados, com uma independência muito grande entre si. Na Suíça há 4 línguas oficiais: o alemão, o francês, o italiano e o romanche, que porém são línguas que servem mais para a intercomunicação das cidades e cantões; já que cada cidade ou região tem um dialeto local próprio, distinto da língua oficial. A história da Suíça, ou Confederação Helvética como é chamada, tem início em 1291 quando os representantes dos chamados cantões primitivos, Uri, Schwyz e Unterwalden, todos os três católicos, se uniram e professaram em nome de Deus um juramento eterno de aliança. No decorrer dos séculos outros cantões se uniram à estes, assumindo as mesmas leis de aliança.

Basílica do Sacro Cuore em Lugano

A liberdade religiosa, motivo de tantas guerras entre católicos e protestantes no passado, é hoje mantida através de leis bilaterais promulgadas séculos atrás, o que, porém, não garantiu a permanência, nas leis que regem a sociedade, dos valores cristãos sobre a valorização da vida e da família. Isso sem contarmos com o desafio atual da convivência respeitosa com os muçulmanos que, como em toda Europa, crescem em número e representatividade.

Um dom a ser vivido para a evangelização dos povos

Nossa missão em Lugano tem diante de si o desafio de buscar meios adequados de reapresentar a verdade do Evangelho de Cristo. Como nos escreve nosso fundador, Antônio Dilben: “o irmos Mar a Dentro, como ministros da Obediência e da Paz, não é só nosso carisma, mas um dom a ser vivido, experienciado e levado como um “martírio” para a evangelização dos povos.”

Compreendemos, portanto, que acolhendo aqueles que de nós se aproximam, intercedendo constantemente pela Comunidade e pelas necessidades de todos que nos procuram e formando aqueles que vêm à nossa casa, aqueles que encontramos diariamente, o Senhor nos conduzirá e nos revelará cada vez mais o objetivo da missão da Comunidade em Lugano; e isto já acontece! Dedicando-nos aos estudos, não deixamos porém de auxiliar à Paróquia Sacro Cuore (Sagrado Coração), onde estamos, contribuindo com a Liturgia, com a Pastoral Universitária e com a coordenação de um dos grupos de lectio divina da paróquia, chamados Centros de Escuta; sem contar outras atividades menores e as missas celebradas em outras paróquias.

Cremos que o Carisma Mar a Dentro tem muito a oferecer à Igreja de Lugano e à todas as pessoas que aqui vivem, que apesar de terem uma estável situação econômica, enfrentam terríveis problemas de desagregamento familiar, depressão, de jovens escravos das drogas e, mais que isso, inclinados ao suicídio.

Vista panorâmica de Lugano

Com a graça de Deus, acreditamos ser possível levar estas pessoas à crer que confiando na Palavra do Senhor conseguirão ir além de toda dificuldade e tempestade. Porém como nos ensina nosso fundador: “isto só será possível se não tivermos medo de nos deixarmos por Ele conduzir. Não conseguiremos chegar aonde nos quer o Senhor, se não o ouvirmos e nos deixarmos por Ele sermos conduzidos, transformados e moldados à Sua estatura.”

Print This Post
Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados