Rio de Janeiro, RJ

Apresentação da Comunidade na Basílica de Sta. Teresinha, na Tijuca. Ao centro Dom Orani, à direita Padre Marcelo José, da Comunidade Mar a Dentro e Morgana, Superiora da Missão no Rio de Janeiro, à esquerda, membros de Vida e Aliança da Comunidade.

Presente no Rio de Janeiro desde abril de 2010, a convite de seu Arcebispo Dom Orani João Tempesta, a Comunidade Católica Mar a Dentro inaugura na cidade uma nova missão com uma casa feminina.

Nossa evangelização, em comunhão com a Arquidiocese, tem a preocupação de anunciar a Bondade de Deus a uma cidade marcada por violência, pobreza e individualismo. Essa realidade é bem apresentada hoje pelos meios de comunicação e contemplada pela ação evangelizadora da Igreja. A cidade do Rio é uma verdadeira terra de missão. De fato, nesta cidade, plural em todos os níveis, Jesus Cristo e a Igreja já não significam tanto para uma boa parte da população. A grande resposta que o Evangelho nos apresenta para essa dura realidade é o encontro com Jesus Cristo, baseado em uma autêntica vida de comunidade.

Como discípulos e ministros da Obediência e da Paz, seguindo o Mestre Jesus, somos impelidos a servir nosso próximo, e iluminados pela sabedoria e incentivo de nossa Igreja, impulsionados a desbravar um novo mundo, uma nova sociedade, formando homens e mulheres novos para um mundo novo.

Para realizar esta missão, a Comunidade está inserida no Rio de Janeiro em diversos trabalhos; principalmente ligados à Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Rio Comprido; à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus, na Tijuca e à Igreja de São Francisco de Paula, no centro do Rio de Janeiro.

O nosso apostolado estende-se desde a colaboração na preparação da liturgia e do canto litúrgico até o acompanhamento e a formação da juventude. Ainda na área da formação, a Comunidade oferece o “Curso do Discipulado”, que é uma verdadeira experiência de aprofundamento na fé e no encontro pessoal com Jesus Cristo e sua Igreja. Também promovemos retiros de formação e espiritualidade a nível paroquial e diocesano.

 

MISSÃO NA COMUNIDADE DA MATINHA

Morro do Turano

Trabalho de Evangelização com as crianças

Atendendo ao forte apelo missionário da Igreja no Rio de Janeiro, a Comunidade Mar a Dentro está presente no Morro do Turano, junto à Comunidade da Matinha.
O nosso carisma visa atividades missionárias seja de evangelização que de promoção humana (cf. RV 147). Impulsionados por essa vocação procuramos desenvolver um apostolado atento às necessidades espirituais e que ao mesmo tempo atenda às necessidades sociais dessa comunidade.

Para isso realizamos encontros semanais do Grupo Gabaon, com oração, louvor, partilha da Palavra e adoração eucarística; promovemos cursos bíblicos para jovens e adultos; implementamos a Pastoral da Escuta e a Infância Missionária, além de encontros de musicalização. Além disso, temos mensalmente a celebração da Eucaristia presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Frei Paulo Sérgio Angeloni, OSM. Procuramos levar aos nossos irmãos desta comunidade a presença de Jesus, Aquele que é a nossa Paz.

Projeto Comunhão e Vida junto à Comunidade da Matinha

Estamos implantando também o projeto social “Comunhão e Vida” da Comunidade Mar a Dentro, através do qual iniciamos o acompanhamento de 12 famílias cadastradas. Em nosso trabalho de evangelização realizamos visitas às famílias, independentemente de sua participação nos encontros da Comunidade. Assim, num processo gradativo, a Comunidade da Matinha vai crescendo na fé e na comunhão com Deus e com os irmãos.

É próprio do discípulo de Jesus gastar a vida como sal da terra e luz do mundo e diante do subjetivismo hedonista tão entranhado nesta cultura, é preciso buscar viver a proposta de Jesus, de “dar a vida para ganhá-la,” (cf. Jo 12,25). Diante do individualismo, Jesus nos convoca a viver e caminhar juntos. Diante da despersonalização, Jesus ajuda a construir identidades integradas. Diante da exclusão, Jesus defende os direitos dos fracos e a vida digna de todo ser humano. De seu Mestre, o discípulo tem aprendido a lutar contra toda forma de desprezo da vida e de exploração da pessoa humana. (cf. DA 111, 112).

 

FORMAÇÃO DE LIDERANÇA JOVEM

Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus – Tijuca

Acompanhamento e formação para jovens

Através de encontros semanais para formação, oração, desenvolvemos um apostolado junto à juventude paroquial., além da realização de retiros, atividades integrativas para os jovens, liturgia, música, etc.

 

PLANTÃO DE ORAÇÃO E ACONSELHAMENTO

Igreja de São Francisco de Paula, no Centro do Rio de Janeiro

Num projeto missionário de revitalização da Igreja de São Francisco de Paula, promovemos momentos de oração, de escuta e de aconselhamento oferecidos aos transeuntes do centro da cidade do Rio, no Largo São Francisco. Além dos atendimentos individuais, há a Adoração Eucarística, Terço da Misericórdia com a meditação da Palavra de Deus e a Celebração Eucarística.

 

CANTO LITÚRGICO

Formando homens novos, mulheres novas para um mundo novo

No cuidado e zelo para com o culto divino, nos dedicamos ao canto litúrgico, servindo com nossos dons e carisma às paróquias onde atuamos e onde somos solicitados.

Contamos com suas orações para que este trabalho seja fecundo e produza muitos frutos para o Reino de Deus, e também com a sua disponibilidade para nos ajudar nessa missão.

Print This Post
Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados