São Paulo, SP

O início da Missão

 

 A casa de Missão de São Paulo nasceu a partir de um convite feito por Dom Emílio Pignoli, então bispo diocesano de Campo Limpo – SP. A proposta, acolhida com alegria pelo nosso Fundador e por toda a Comunidade, era de trabalhar promovendo e implantando o Projeto Diocesano de Nova Evangelização (PRODINE) nas paróquias.

A nova Casa de Missão, localizada no território da Paróquia São Judas Tadeu, no bairro de Campo Limpo teve início no dia 11 de abril de 2008, com a celebração da Eucaristia presidida por Dom Emílio. Na ocasião fomos apresentados à comunidade local que nos acolheu, juntamente com o seu pároco, Pe. Fábio Gomes. Estiveram presentes nosso Fundador e Moderador Geral, Antônio Dilben Rabelo Fleming, Pe. Marcelo Sampaio, da Comunidade e também o Pe. Manoel Viana da Paróquia Santa Suzana e o Diácono Argeu Tavares, nossos grandes amigos.

A Paróquia São Judas foi uma das primeiras a implantar o PRODINE, e por esse motivo houve a proposta para que a casa da Comunidade fosse naquele local. Com o passar do tempo pudemos conhecer a proposta do Projeto, que prevê a integração de toda a missão da paróquia, levando o anúncio da Boa Nova a todos, principalmente os afastados. Esse projeto tem como base a formação de pequenas comunidades, que se reúnem semanalmente para rezar, realizar estudos sobre a Palavra de Deus, sobre a doutrina e sobre os documentos da Igreja, mas principalmente para partilhar a vida, com suas dificuldades e alegrias. Os missionários do Projeto têm também um apostolado que exercem semanalmente: visitas às famílias do bairro, catequese de crianças, entre outros.

Trabalho de Evangelização com as crianças nas escolas

Nossa casa de missão fica localizada na zona sul da capital paulista, uma região de classe média baixa, em um território com cerca de 30 mil habitantes. Existe, porém, um grande número de favelas e de invasões de sem-teto. Há ainda nesta região muitos migrantes que vieram para cá em busca de uma vida melhor. Alguns trabalham nas indústrias da região, no comércio e na prestação de serviços, outros estão desempregados e buscam ajuda na Igreja e em outras instituições para sobreviver. Existe também um grande número de portugueses e japoneses, moradores desta região desde o início do bairro. Nesta zona é predominante o comércio, especialmente o de vestuário.

A diocese de Campo Limpo, da qual fazemos parte abriga uma população de cerca de 2,7 milhões de pessoas, abrangendo parte da zona sul e oeste de São Paulo, além dos municípios de Embu, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra. Nela encontramos diversas realidades: desde bairros de classe média alta como o Morumbi a regiões periféricas como o Capão Redondo, além de lugares predominantemente rurais como Juquitiba.

A Missão hoje

Participação em Encontros Diocesanos de Formação

Em setembro de 2008 Dom Luiz Antônio Guedes tomou posse como novo bispo diocesano de Campo Limpo. Houve nessa época algumas mudanças na diocese, inclusive no projeto de evangelização. Com isso, nossa missão tomou novos rumos. Hoje o apostolado da Comunidade se desenvolve predominantemente na área formativa.

Continuamos trabalhando com o PRODINE dentro da Paróquia São Judas. Promovemos também cursos de formação e espiritualidade.

Em 2009 demos início em nossa casa à Escola de Formação e Espiritualidade Santa Teresa D’Ávila (EFETA), com o Curso de Discipulado, que é uma iniciativa formativa de nossa Comunidade. O Discipulado atinge atualmente cerca de 120 pessoas de diversas paróquias como a Paróquia Santa Suzana e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Ferreira, além dos muitos participantes da Paróquia São Judas.

O Curso de Discipulado tem como objetivo aprofundar o discípulo no conhecimento de Deus e de si mesmo. Isso é feito através de aulas semanais, de um acompanhamento pessoal e de retiros de espiritualidade.

Retiro sobre a Lectio Divina com o grupo do Discipulado

Percebemos que há uma grande quantidade de pessoas que desejam se doar a Cristo, mas precisam ser acompanhadas e formadas para uma adesão mais profunda e responsável ao Senhor. A maior parte dos alunos da Escola EFETA é de pessoas que já atuam nas paróquias e que percebem a urgência de responder ao chamado do Senhor com um coração mais livre e consciente. As aulas são dadas pelos membros da Comunidade de Vida, com o auxílio de Aliançados e vocacionados.

Além dos cursos de Discipulado, proporcionamos outros momentos de oração e atendimento: às quartas-feiras, durante a tarde temos atendimento de oração e aconselhamento em nossa casa; toda quinta-feira rezamos as Laudes na Paróquia São Judas, e em seguida fazemos atendimento de oração e aconselhamento, auxiliando os servos do grupo de oração.

Estamos iniciando também um trabalho vocacional destinado aos jovens da Paróquia São Judas. Procuramos promover retiros e encontros destinados a despertar novas vocações para a Igreja e também ao carisma Mar a Dentro.

Print This Post
Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados