Comunidade Católica Mar a Dentro

Mar a Dentro no XVI Congresso da Catholic Fraternity em Roma

P1110277No final do mês de outubro, a “Catholic Fraternity”, que é a Fraternidade Católica Internacional das Associações e Novas Comunidades, reuniu-se em Roma para o XVI Congresso Internacional que teve como tema: “Louvor e Adoração para a Nova Evangelização”.

A Comunidade Católica Mar a Dentro, que faz parte da Fraternidade, participou do encontro com a presença de diversos membros representantes da Comunidade de Vida e Aliança. Estavam presentes nosso fundador Antônio Dilben Rabelo Fleming, Pe. Douglas Cardoso Metran (co-fundador e formador geral da Comunidade),  Pe. Marcelo José da Silva Sampaio (Superior da Missão de Lugano – Suíça), Silvio Sirineu Stumpf da Rosa (Superior da Missão de São Paulo), Vilma Aparecida Alberti (Missão de Iturama), André de Moraes e André Luis Maritan Junior (Missão de Lugano), Carlos Rotta Netto e Micheli Pereira Rotta (da Comunidade de Aliança de São José do Rio Preto).

Dentre os palestrantes do Congresso, destacam-se o Frei Raniero Cantalamessa (pregador da Casa Pontifícia) e José Prado Flores (fundador da Escola de Evangelização Santo André, no México).

No dia 31/10/14, o Papa Francisco recebeu, em audiência, cerca de 1000 pessoas, dentre participantes do Congresso e convidados. O Papa recordou o seu encontro com os movimentos carismáticos em junho passado no Estádio Olímpico de Roma e elogiou o fato de que a Catholic Fraternity agora trabalha no Palácio São Calisto em Roma, juntamente com a Renovação Carismática, um testemunho de unidade, disse o Papa, entendendo com isso “unidade na diversidade”, “não uniformidade”. Disse o Papa: “isto é reconhecer e aceitar com alegria os diversos dons que o Espírito Santo dá a cada um e colocá-los a serviço de toda a Igreja; é saber ouvir, aceitar as diferenças, ter a liberdade de pensar de forma diferente e manifestá-lo com todo o respeito ao meu irmão. Não tenhais medo das diferenças! A diferença é um modelo poliédrico, não esférico.” A audiência contou ainda com  a presença de uma orquestra de jovens brasileiros de Recife -PE, o que foi muito apreciado pelo Papa.

O ambiente de fraternidade e amizade entre as diversas comunidades presentes, dentre elas muitas brasileiras, marcou os dias do encontro, passados em oração e formação, num momento em que todos são chamados a uma evangelização renovada, caracterizada pela alegria e pela unidade, como sempre exorta o Papa Francisco.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail