Highslide for Wordpress Plugin
Notícias gerais › 26/03/2014

Na canonização do Beato José de Anchieta

abnchietaEm mensagem destinada ao clero, religiosos e leigos da Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer fez alguns lembretes para a canonização do Beato José de Anchieta, que acontecerá no próximo dia 2 de abril.

“Esta canonização, há muito esperada por nós, é motivo de especial alegria para todo o Brasil, uma vez que Anchieta é o ‘Apóstolo do Brasil’, assim proclamado já no seu funeral, em 1597. Ele marcou profundamente o início da evangelização, não apenas em São Paulo, mas em boa parte do Brasil. No centro histórico da capital paulista, o Páteo do Colégio lembra que Anchieta foi um dos fundadores desta cidade e também um dos iniciadores da Igreja nesta metrópole”, contou.

Segundo Dom Odilo, a canonização do Padre Anchieta será acolhida com as manifestações de júbilo e Ação de Graças a Deus pelos fiéis da cidade.

O purpurado pede para que, no dia, os presbíteros toquem os sinos às 14h, em todas as igrejas e capelas da Arquidiocese, por pelo menos cinco minutos.

“Ao mesmo tempo, convido o povo a fazer celebrações espontâneas de louvor e agradecimento a Deus no mesmo dia 2 de abril, em horários que as paróquias podem marcar”, escreveu.

A CNBB, prosseguiu o Cardeal, preparou um roteiro da celebração na cidade paulista, que se encontra disponível para download no site da Arquidiocese de São Paulo, junto com os artigos sobre o “Apóstolos do Brasil”.

Além disso, Dom Odilo convidou os fiéis e todo o clero arquidiocesano para que, no próximo domingo, dia 6 de abril, seja feita uma Festa pela canonização de Anchieta, mantendo normalmente a liturgia do 5º domingo da Quaresma, pois “a santidade, de fato, é a meta da Quaresma e da vida cristã”.

“Na Catedral da Sé, naquele mesmo domingo, dia 6 de abril, às 11h, faremos um solene Te Deum laudamus pela canonização do Padre Anchieta; para essa celebração, serão também convidadas as autoridades do Município e do Estado. A Missa será precedida de uma procissão, saindo do Páteo do Colégio às 10h15 na direção da Catedral.”

No final de sua mensagem, o Arcebispo solicitou aos padres para que auxiliem as comunidades locais a perceber a importância e o significado da imagem do Beato José de Anchieta para a cidade de São Paulo e para o Brasil.

“Deus nos oferece uma ocasião singular para o testemunho eloquente do Evangelho do Reino e da ação amorosa de Deus junto de seu povo nesta cidade. Ao mesmo tempo, a Providência nos convida a renovar-nos na dimensão missionária e da caridade pastoral, olhando para ‘São’ José de Anchieta.”

Ad maiorem Dei gloriam - Que seja tudo para a maior glória de Deus! ‘São’ José de Anchieta, rogai por nós! Deus os guarde no seu amor”, concluiu. (LMI)

Por Gaudium Press, com Arquidiocese de São Paulo

Print This Post

Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2014 © Todos os direitos reservados