Projeto Comunhão e Vida

“Querer o bem comum e trabalhar por ele é exigência de justiça e de caridade. Ama-se tanto mais eficazmente o próximo quanto mais se trabalha em prol de um bem comum que de resposta também às suas necessidades reais”.
(Bento XVI, Caritas in Verita
te, n. 7)

Como nasceu o Projeto Comunhão e Vida?

Algumas das crianças atendidas pelo “Comunhão e Vida”

O Projeto Comunhão e Vida é uma iniciativa da Comunidade Católica Mar a Dentro, que visa responder às necessidades sociais que encontramos em nossas diversas missões. No ano de 1999, por inspiração de nosso Fundador, Antônio Dilben Rabelo Fleming, promovemos em Iturama – MG o primeiro “Natal com as Famílias”, para o qual reunimos na casa da Comunidade 20 famílias de um bairro carente onde havíamos feito durante aquele tempo um trabalho de evangelização. Foi um momento de confraternização com o objetivo de proporcionar a verdadeira alegria e o sentido cristão do Natal a esses nossos irmãos carentes.

Com o passar do tempo e através das diversas iniciativas que foram surgindo na Comunidade, o nosso propósito de responder às necessidades daqueles que encontrávamos ou que vinham nos procurar foi se estruturando. Assim nasceu o “Projeto Comunhão e Vida”. A sua missão é promover o bem-estar da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e do idoso dando especial atenção às carências e ao fortalecimento daqueles que são mais vulneráveis na sociedade.

Hoje, além da iniciativa do “Natal com as Famílias” em Iturama e do “Natal das Ilhas” em Belém do Pará, a Comunidade desenvolve diversas iniciativas de assistência social, promoção humana e evangelização durante todo o ano.

Qual é o objetivo do projeto Comunhão e Vida?

Grupo de dança das crianças atendidas pelo “Comunhão e Vida”

Através do Projeto “Comunhão e Vida” procuramos responder às reais necessidades das famílias carentes, tanto materiais quanto espirituais. Buscamos despertar os valores como a dimensão religiosa da pessoa, a educação, o cultivo do respeito à dignidade humana e a formação de cidadãos autênticos, livres, responsáveis, éticos e solidários.

Descobrindo e valorizando os dons de cada um, os conduzimos a ter um olhar além de suas limitações por meio da catequese de adultos e crianças, reforço e psicologia escolar, dança, música, artesanato, alfabetização de adultos, cursos e palestras que os motivam e conscientizam a ter uma vida mais saudável e feliz.

Assistência às famílias carentes

A experiência do amor de Deus, que vem ao encontro daqueles que se julgam incapazes, os  transforma em pessoas novas, que vão “mar a dentro” em si mesmas e levam a outros o amor que receberam. Foi o que aconteceu com Rose, uma de nossas voluntárias em Iturama: há alguns anos atrás ela participou de um projeto, aprendendo a bordar, fazer crochê, etc. Hoje ela participa como voluntária colocando em prática o que um dia aprendeu. Com alegria manifesta sua gratidão dizendo: “Um dia fui ajudada, hoje eu ajudo”.

 Como o Projeto Comunhão e Vida se mantêm?

As diversas iniciativas do Projeto Comunhão e Vida são mantidas através da ajuda de voluntários, colaboradores, benfeitores e amigos, entre eles profissionais que colocam seus talentos à disposição dos menos favorecidos. São médicos, dentistas, professores, psicólogos, pedagogos, além de um bom número de universitários que exercitam seus conhecimentos na caridade e no serviço ao próximo.

Recentemente a Comunidade Mar a Dentro iniciou o EMPREMDE (Empresários Mar a Dentro), um grupo que tem como finalidade criar um fundo de recursos para o Projeto Comunhão e Vida.

 

“O amor é uma força extraordinária que impele as pessoas a se comprometerem com coragem e generosidade no campo da justiça e da paz.”
(Bento XVI, Caritas in Veritate, n 1)

Ajude-nos.
Precisamos da generosidade de muitos para continuar o trabalho do “Comunhão e Vida”.

Entre em contato conosco e saiba como:
maradentro@maradentro.com.br
(17) 3222-4436

Conheça as nossas frentes de trabalho neste projeto:

Print This Post
Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados