Projeto Comunhão e Vida – Belém, PA

Grupo de crianças atendidas pelo “Comunhão e Vida”

O Projeto Comunhão e Vida da Comunidade Mar a Dentro, nasceu em Belém no ano de 2006, através do “Natal das Ilhas”, uma atividade inspirada no Natal com as Famílias que acontece na Casa Geral, em Iturama-MG. Em síntese o Projeto Comunhão e Vida procura responder às necessidades sociais presentes nas diversas realidades em que se encontram nossas missões. Contamos sempre com a ajuda de voluntários que nos auxiliam nas diversas atividades necessárias, desde a coleta dos alimentos e sua separação e organização, até as atividades de evangelização, aconselhamento e apoio realizadas pelos voluntários preparados por nós ou por aqueles profissionais que durante esta atividade colaboram conosco, tais como profissionais de saúde, de educação e outros.

No ano de 2010 iniciou-se dentro do Projeto Comunhão e Vida um acompanhamento com crianças que tem dificuldade de aprendizagem. Isso porque no trabalho junto aos ribeirinhos percebemos uma carência muito grande na área da educação, pois existem crianças de 9 ou 10 anos de idade que não conseguem aprender a ler, mesmo estando na escola. Isto se dá por vários fatores: dificuldade da escola em dar atenção a cada criança, problemas familiares, violência no local onde residem. Nossa atividade, porém, não se resume ao suporte escolar, mas procuramos atender às necessidades gerais não somente da criança, mas também de sua família.

Estas crianças passam dois dias da semana, no horário inverso ao escolar, recebendo a devida ajuda pedagógica, psicológica e espiritual. As crianças recebem uma formação integral através da catequese, de aulas de alfabetização, de artesanato, de educação física. Existem também círculos de leitura e outras atividades formativas e lúdicas. Sempre com o auxílio de voluntários, oferecemos às crianças um lanche, já que as mesmas são de condição financeira precária. Com o auxílio destes voluntários elas passam por avaliação médica, psicológica, de fisioterapia e fonoaudiologia. Quando precisam de um acompanhamento mais específico na área da saúde física, psicológica ou mental, os próprios voluntários procuram encaminhá-las para centros médicos maiores.

A partir do trabalho com as crianças, passamos a atender também as suas famílias através de visitas nas casas, atendimentos de oração e aconselhamento, visto que muitas são vítimas de violência. Para atender as mães das crianças e a comunidade local iniciamos no ano de 2011 uma Oficina de Artesanato para ajuda-las no orçamento familiar.

“O amor é uma força extraordinária que impele as pessoas
a se comprometerem com coragem e generosidade
no campo da justiça e da paz”.
(Bento XVI, Caritas in Verita
te, n. 1)

Ajude-nos.
Precisamos da generosidade de muitos para continuar o trabalho do “Comunhão e Vida”.

Entre em contato conosco e saiba como:
belem@maradentro.com.br
(91) 3235-1627 ou 9941-6770

Conheça o Projeto Comunhão e Vida de Iturama, MG

Print This Post
Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados