Cantar as maravilhas de Deus em nossa história 

Abril de 2017

“Minha alma glorifica o Senhor, meu Espírito exulta de alegria!” Lc 1,46-47

Com estas palavras, pronunciadas pelos lábios, ou melhor, pelo coração de Maria, inicia-se o Magnificat (do latim, significa “Glorificar”). Nesse cântico Maria expressa o louvor e a alegria de uma alma totalmente entregue a Deus, que reconhece as maravilhas que o Senhor havia operado “nela” sem atribuir nenhum merecimento a si mesma. Maria exulta de alegria e agradece a Deus  por utilizar-se de sua pequenez para realizar tão grandiosa missão.

Este é o convite que o Senhor faz a você, jovem que se prepara para a JMJ 2019: Cantar com Maria as maravilhas de Deus em sua história, reconhecer diante do Senhor  que, embora você seja pecador, Ele quer realizar na sua vida uma obra de salvação e de santificação. Aquele que é Todo Poderoso quer fazer maravilhas em você e através de você! Não pelos seus próprios méritos, mas porque o Senhor quer utilizar-se de você, dos dons que Ele te concedeu para que, assim, Seu santo nome seja glorificado!

Talvez você se pergunte: Como cantar com Maria as maravilhas de Deus em minha própria vida? Talvez você olhe para sua própria história ou até mesmo para o “hoje” da sua vida e não encontre tantos motivos assim para exultar de alegria.

O Papa Francisco, em sua carta para o Ano da Vida Consagrada, citando São João Paulo II,  exorta a “olhar o  passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”.

Relendo a sua história, você pode se deparar com  marcas de sofrimento e de dor, ou pode até mesmo tomar consciência de ter feito escolhas erradas das quais hoje você se arrepende. No entanto, em todos os momentos do seu passado Deus estava com você e continua ao seu lado, pois Ele não te abandona, Ele te ama!

São Paulo, em sua carta aos Tessalonicenses, diz: “Em tudo dai graças!” (1 Ts 5,18). Ele está querendo dizer que tudo é caminho de aprendizado, de crescimento, de amadurecimento na fé e de entendimento daquilo que é a vontade do Senhor para a sua vida.

Talvez hoje você se encontre diante de tantas possibilidades e se pergunte: Qual caminho escolher? Que decisão tomar? Surge, então, o medo, a incerteza, o desânimo que paralisam e impedem de seguir adiante, de perceber e acolher o chamado do Senhor para a sua vida.

Talvez o seu coração se inquiete com o futuro: tantos sonhos, planos, projetos, desejo de “alargar os horizontes”… mas, por outro lado, se depare com a sua realidade, com as suas limitações e se pergunte: O que fazer?

 Qual a misteriosa fonte de alegria que Maria, ao encontrar, lhe permitiu exultar de alegria?

Maria pôde cantar as maravilhas do Senhor e exultar de alegria porque encontrou, na escuta e  no cumprimento da vontade do Senhor, a alegria autêntica, que  o mundo ou as situações que nos circundam não nos roubam; a alegria que gera vida, que nos faz “sair de nós mesmos”, do nosso egoísmo e ir ao encontro do outro; a alegria de quem se descobriu amado e alcançado pela misericórdia do Senhor!

Eis o desafio para você, jovem: Colocar-se, como discípulo, na escuta e no acolhimento da Palavra de Deus, para que as vozes do mundo, ou mesmo a voz interior que insiste em fazer a própria vontade, não turvem a Voz do Senhor. Maria nos convida a conhecer, a amar e a viver a Palavra de Deus: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). A Palavra é o caminho seguro que nos revela a Vontade do Senhor.

Santa Teresinha do Menino Jesus, vivendo a obediência à Palavra de Deus encontrou sua “pequena via”, que consiste em buscar a santidade nas coisas pequenas e humildes. Assim ela pôde, como Maria, cantar as misericórdias do Senhor: “Cantarei o que devo repetir eternamente: as misericórdias do Senhor!”. Na sua pequenez, Santa Teresinha encontrou também a alegria que somente “os pequeninos”, os que se deixam alcançar pela misericórdia do Senhor sabem cantar. Ela acrescenta: “Jesus só deseja teu coração, tua boa vontade, o reconhecimento de teu nada, teus carinhos, teu amor, uma fé simples e uma confiança sem limites”.

Somente aquele que experimentou a misericórdia é capaz de agradecer de coração sincero! Peçamos à Virgem Maria que nos ajude a cantar as maravilhas do Senhor através da nossa vida, da nossa alegria, do nosso testemunho! Que ela nos conduza mar a dentro rumo à JMJ Panamá 2019!!!

Baixe aqui esta formação!

Cláudia Melo
Missão de Belém do Pará

Print This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade Católica Mar a Dentro – Discípulos e Ministros da Obediência e da Paz
E-mail: maradentro@maradentro.com.br ✺ Tel: (+ 55) 17 – 3222-4436

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados