Comunidade Católica Mar a Dentro

Carisma

Ide Mar a Dentro! Duc in Altum!

Quando Jesus, em Lc 5,4, ordena a Simão Pedro: “Avança para águas mais profundas (duc in altum) e lançai as redes para a pesca”, este responde para Jesus: “passei a noite toda e nada pesquei”. Nessa passagem entendemos que Pedro está afirmando: – com a minha sabedoria humana, a minha técnica, os meus dons, nada consegui. Ele se reconhece dependente e deseja ser obediente à vontade do Mestre. Entretanto quando completa a frase: – “porém, pela tua palavra, eu lançarei as redes”, ele vê acontecer o milagre da Pesca Milagrosa; ele encontra a Paz, fruto da Obediência.

Na obediência encontramos a Paz que vem não pelo fato de realizarmos algo pela nossa própria vontade, mas é o fruto do amor que temos a Deus e a certeza de estar obedecendo à vontade D’Aquele que nos enviou a fazê-lo (Regra de Vida, 150a). Este amor nos leva ao oceano da misericórdia do Coração de Cristo, e nos impele segundo o nosso carisma a irmos ao encontro do outro, especialmente daqueles mais carentes de um anúncio real e insistente da Boa Nova (Regra de Vida, 13).

 

Homens novos, mulheres novas para um mundo novo

Temos a convicção de que é o Senhor que nos impulsiona, que nos põe em movimento. Não é com técnicas, com dons pessoais, com a nossa vontade que realizaremos a nossa missão, mas com a busca e a obediência confiante à Sua vontade, manifesta na Palavra de Deus e no Magistério da Igreja. Essa busca somente pode encontrar bom fim se procurarmos cultivar em nós os mesmos sentimentos de Cristo (cf. Fl 2,5); devemos nos configurar a Ele. Ele é a Obediência, Ele é a Paz! (cf. Ef 2,14)

O Carisma Mar a Dentro quer portanto contribuir com a construção do Corpo de Cristo e com a missão da Igreja no mundo. Ele existe para esse tempo, existe para a Igreja e a esta se coloca em fiel submissão a fim de enriquecê-la com sua novidade: anunciar e formar homens novos, mulheres novas para um mundo novo, entregar a Deus uma humanidade nova, renovada pela ação do Espírito Santo no corpo, alma e espírito. Com esse anseio, procuramos empenhar-nos em todas as nossas atividades em oferecer uma sólida formação, que segundo o Documento de Aparecida deve ser integral, querigmática, permanente, atenta as dimensões diversas, respeitosa dos processos, que acompanha os formandos e missionária (279-285).

Então, o irmos “Mar a Dentro” como ministros da Obediência e da Paz, educando, formando homens novos, mulheres novas para um mundo novo, não é só nosso carisma, mas um dom a ser vivido, experienciado e apresentado como um testemunho, um “martírio” para a evangelização dos povos.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Santa Maria, a Mãe do Redentor

A Comunidade Mar a Dentro, na vivência de sua missão, inspira-se na figura da bem aventurada

Virgem Maria. A mãe de Jesus é para nós modelo de fé e vida interior, de obediência humilde, de generosidade no cumprimento da missão recebida de Deus e de ardente zelo evangelizador (cf. RV 123). Tornando-se mãe de Jesus, estendeu sua maternidade a todos aqueles que um dia o seguiriam. Maria é a mãe do Redentor, mãe da Igreja. Ela é mãe da Comunidade Mar a Dentro.

Os Santos Inspiradores da vocação Mar a Dentro

Buscamos na vida dos santos como Teresinha do Menino Jesus, Teresa de Ávila, Bento de Núrsia e Francisco de Assis um exemplo de entrega, de intimidade com Deus, e de compromisso com a missão (RV. 110a). Cada um deles, com sua vida e história, inspira profundamente o nosso “ser mar a dentro”. Eles nos ensinam que não existe verdadeiro discípulo sem que se busque em tudo a vontade do Senhor. A vontade do Senhor é, sobretudo, a nossa santidade.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

Santa Teresa de Jesus

São Francisco de Assis

São Bento de Núrsia

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail


Administrado por: Francisco Oliveira