Comunidade Católica Mar a Dentro

A Casa de Missão de Belém se prepara para o Círio de Nazaré

Há um passo do Círio, o coração se prepara

Em outubro tudo fica diferente em Belém, tudo tem jeito de Círio, ou melhor, jeito de Nossa Senhora de Nazaré. A cidade se veste de amarelo e branco para acolher a Rainha da Amazônia e com músicas, balões, procissões, festas, alegria, acolhimento, reencontro, orações todos se preparam para celebrar o Círio de Nazaré.

Nós da Comunidade Mar a Dentro que moramos em Belém, aprendemos com o povo do Pará a amar mais ainda Nossa Senhora e, junto com este povo acolhedor, como a mãe de Deus que acolheu o Verbo divino, vamos nos preparando para celebrar bem este Círio 2012 que tem por tema: “Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria”.

Formação dos jovens missionários

Momento de oração com os jovens

No dia 22 de setembro estivemos no CENTUR, ajudando na formação dos

jovens que evangelizam na Corda da Trasladação, ou seja, na procissão que sai do Colégio Gentil Bittencourt com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré e vai até a Catedral de Belém, no sábado que antecede a procissão do Círio. Os jovens missionários na corda tem a tarefa de ajudar os promesseiros que puxam a Corda da Trasladação, na sua maioria também eles jovens.

Foram mais de 1000 jovens inscritos de todas as Regiões episcopais da Arquidiocese, que se reuniram durante uma manhã em que ouviram a palavra do Arcebispo Metropolitano Dom Alberto Taveira que dizia: “Eu confio em vocês”. Neste encontro a Comunidade Mar a Dentro, que auxilia diretoria da festa de Nazaré na evangelização na Corda, deu uma formação para os jovens sobre como eles devem ter o jeito de Maria e evangelizar com palavras, gestos e ações.

Peregrinação: com Maria a Jesus

Momento de Espiritualidade
com a Diretoria do Círio

Ainda no dia 22 à noite tivemos a alegria de realizar a peregrinação de Nossa Senhora em nossa casa de missão de Belém. As peregrinações são os quinze encontros nos quais a imagem de Nossa Senhora visita as famílias. Nesse dia experimentamos a presença de Maria em nossas vidas através da simplicidade que nos enriqueceu da graça de Deus. Em toda a cidade de Belém há vários grupos espalhados. As peregrinações deste ano estão tratando sobre os sacramentos e tem sido uma experiência de catequese e, sobretudo, de encontro pessoal com Deus.

Peregrinação em nossa casa de missão

Em Outeiro, uma das ilhas de Belém, a Comunidade está realizando as peregrinações, que tem sido uma experiência nova de missão e evangelização naquele local, uma terra às vezes tão difícil de ser regada com o Evangelho. Estamos alcançando muitas famílias, como também jovens que se encontram em um local periférico da cidade de Belém.

Vivendo o círio: uma experiência jovem

No dia 23 de setembro realizamos o retiro “Vivendo o Círio”, em nossa Casa de Missão na cidade de Belém. Foi um dia de espiritualidade para jovens em preparação para o Círio de Nazaré. Neste dia também aconteceu a oração das Mil Aves Maria, tudo para ajudar as pessoas a viverem bem este tempo de graça que é o Círio.

Para terminar o dia, tivemos a alegria de ter em nossa casa a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, trazida pelo Padre Silvio, Pároco da Basílica Nossa Senhora de Nazaré e por Jorge Xerfan, representando a diretoria da Festa. Saímos em procissão até a Capela Sagrada Família, onde nosso querido Arcebispo Dom Alberto Taveira celebrou a missa de encerramento do retiro “Vivendo o Círio”.

Assim vamos adentrando outubro, já experimentando e vivendo as graças derramadas por Nossa mãe,a Virgem de Nazaré, para que no dia 14 de outubro possamos ir Mar a Dentro no “rio de devotos” que vai ao encontro da Senhora de Nazaré, a Rainha da Amazônia.

Lea Biazeto
Superiora da Missão de Belém-PA

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail