Comunidade Católica Mar a Dentro

Aconteceu o Simpósio sobre o Serviço da autoridade nas Novas Comunidades

Entre os dias 15 a 17 de setembro, a Comissão Nacional para as Novas Comunidades do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS promoveu o Simpósio sobre “O Serviço da Autoridade nas Novas Comunidades.”
O Simpósio teve a participação de palestrantes nacionais e internacionais, que expuseram de maneira clara e profunda temas muito relevantes que trouxeram uma formação sólida sobre os assuntos.
O Simpósio contou com a participação de Dom SÉRGIO DE DEUS, bispo da Diocese de Foz do Iguaçu e mestre em direito canônico, que falou sobre o serviço da autoridade; de JEAN-LUC MOENS, membro da Comunidade Emanuel, ex-moderador do Serviço Internacional de Comunhão do CHARIS, que falou sobre Liberdade pessoal e voto de obediência; de Pe GIANFRANCO GHIRLANDA, doutor em Direito Canônico, ex-reitor da Universidade Gregoriana, que falou sobre a Circularidade de funções nas estruturas de governo das Novas Comunidades; de Pe DOUGLAS METRAN, cofundador, formador geral e vice moderador geral da Comunidade Católica Mar a Dentro, psicólogo e pedagogo, especializado em Formação pela Faculdade Dehoniana, que falou sobre O silêncio ou escuta: a vigilância e o auxílio às vítimas em casos de abuso de autoridade e de RAQUEL CARPENTER, fundadora da Comunidade Água Viva/ES, terapeuta sistêmica familiar, que falou sobre Membros vulneráveis: um desafio particular.

Participaram muito oportunamente na resposta às perguntas do Simpósio Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo de Campos e referencial junto à CNBB das Novas Comunidades; Pe Donizete Heleno Ferreira, da Comunidade Canção Nova, doutor em Direito Canônico, Antônio Dilben Rabelo Fleming, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Mar a Dentro, Graduado em Direito e Teologia, além do Pe. Douglas Metran e da Raquel Carpenter.

Agradecemos a todos pelo belíssimo trabalho realizado, agradecemos também ao Ítalo Fasanella, fundador da Comunidade Sagrada Família e responsável pela Comissão Nacional para as Novas Comunidades do Charis e pelo Iarley Pereira, fundador da Comunidade Siloé, que moderou este simpósio.

O que é o CHARIS?

CHARIS é um novo corpo de serviço internacional para todas as expressões da corrente
de graça que a Renovação Carismática é. CHARIS não é uma associação de fiéis ou uma
federação de associações. É um serviço oferecido a todas as realidades carismáticas
existentes. CHARIS é a sigla para o Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica. A palavra é grega e significa “graça” e “carisma”. Ele nasceu da vontade do Papa Francisco de que a Igreja tenha um novo serviço único que beneficie todas as expressões da Renovação Carismática Católica.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail


Administrado por: Francisco Oliveira