Comunidade Católica Mar a Dentro

Celebração de Abertura do Jubileu: ano de viver a misericórdia

IMG_3831 recorteA Comunidade Católica Mar a Dentro, com as bênçãos de Deus, iniciou solenemente neste domingo, 05 de outubro, o Jubileu de 25 anos de sua fundação. A cerimônia de abertura aconteceu durante a Celebração da Santa Missa no CEFA (Centro de Espiritualidade, Formação e Aconselhamento João XXIII), em São José do Rio Preto – SP. Foi uma celebração muito especial para a Comunidade e para todos os que aqui estiveram.

A cerimônia foi presidida por Dom Tomé Ferreira da Silva, bispo diocesano. Que durante a Santa Missa animou os membros da Comunidade e os fiéis a viverem esse ano de graça: “O Ano jubilar será um ano de restauração e de descanso para a Comunidade, ano de viver a misericórdia”.

Participaram da missa em torno de 130 pessoas, entre membros da Comunidade de Vida, Aliança, amigos e benfeitores. Destaca-se a participação dos superiores e membros das outras missões da Comunidade, além da especial presença do nosso fundador, Antônio Dilben Rabelo Fleming, como também do co-fundador, Pe. Douglas Cardoso Metran, do Pe. João Paulo Ferreira de Macedo e do Pe. Gildásio Vilanova, ambos da missão de São José do Rio Preto.

IMG_3791O Dilben exortou os membros da Comunidade, pedindo que tivessem em si os mesmos sentimentos do Filho, Jesus Cristo, nosso modelo.

Ao final da Celebração da Santa Missa, antes da bênção final, Dom Tomé fez a solene abertura da Porta da Capela de Nossa Senhora de Nazaré. A abertura da “porta santa” é um dos símbolos do Jubileu. A porta representa o próprio Cristo: “Eu sou a porta”, que se abre de maneira muito especial durante o ano jubilar para derramar suas bênçãos sobre aqueles que dele se aproximam. “Se alguém entrar por mim será salvo” (cf. Jo 10,7-8). Antes da solene abertura, à chegada da procissão que acompanhou o bispo até a porta, foi lido o Evangelho de Lucas 4,16-21: “O Espirito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.

IMG_3817Na procissão e junto à porta, estavam o nosso Fundador, os sacerdotes, os representantes das casas de missão e da Comunidade de Aliança, simbolizando toda a Comunidade que recebe a graça de Deus no Ano Jubilar.

Depois de um momento de oração na Capela, voltando ao presbitério, Dom Tomé concluiu o rito com a seguinte exortação, que se torna para nós um roteiro para seguirmos com fé esse ano de graça que apenas se inicia:

“Muitos anos se passaram desde aquele feliz dia,
em que o Senhor chamou ao Dilben e os primeiros membros.
Por isso hoje a Comunidade Mar a Dentro, cheia de alegria e gratidão,
inicia a celebração do Jubileu de 25 anos de sua fundação.
Um ano de Jubileu, ano agradável ao Senhor,
ano de misericórdia e graça,
ano de reconciliação e perdão,
de salvação e de paz.
celebremos portanto a bondade e a fidelidade do Senhor,
celebremos o início deste grande Jubileu!”

Silvia Renata / André de Moraes
Missão de São José do Rio Preto / Lugano
Fotos: Ednan Penteado

veja as fotos (clique em uma e passe com a seta do teclado)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail