Comunidade Católica Mar a Dentro

Comunidade Mar a Dentro promoveu “Congresso sobre Família”

IMG_4549Neste final de semana, 21 e 22 de março, realizou-se o “Congresso sobre a Família”, que reuniu cerca de 270 pessoas no Colégio Santo André, em São José do Rio Preto – SP. O encontro destinou-se àqueles que trabalham com a Pastoral Familiar, aos sacerdotes, religiosos e a quem busca aprofundar-se sobre “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, tema sobre o qual desenvolveram-se as palestras.

O Congresso, promovido pela Comunidade Católica Mar a Dentro, pela Diocese de São José do Rio Preto e pela Pastoral Familiar, teve como conferencista o sacerdote Prof. Manuel Jesus Arroba Conde, CMF, doutor em Ultroque Iure (Direito Civil e Canônico) pela Pontifícia Universidade Lateranense, onde leciona, além de ser mestre em Teologia Dogmática. Prof. Arroba ocupa cargos importantes em Roma e na Santa Sé. Atualmente foi convocado pelo Papa Francisco para colaborar com o Sínodo sobre a Família, além de ser autor de numerosos livros e artigos.

No primeiro dia, o Pe. Arroba falou sobre temas como a Família e o Matrimônio no magistério de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, enfatizando a continuidade e a evolução que cada um desses papas trouxe ao assunto a respeito da família e do matrimônio; falou também sobre a importância da preparação ao matrimônio diante das exigências e dos desafios das mudanças sociais atuais. Por fim, concluiu abordando o tema da mentalidade divorcista e o problema da exclusão da indissolubilidade, ou seja, do temor de assumir um compromisso para sempre.

No domingo, Pe. Arroba tratou de temas ligados à vocação e à missão da família para a sociedade e para a Igreja nos dias atuais e da necessidade de repartir da família para um novo anúncio do Evangelho.

Além dos momentos de estudos com Pe. Arroba, o Congresso teve momentos de oração, de adoração, além da Santa Missa, presidida tanto no sábado como no domingo por Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo diocesano de São José do Rio Preto.

Agradecemos ao Pe. Arroba e a todos aqueles que colaboraram para que este rico momento pudesse acontecer, além de todos aqueles que participaram do Congresso. Que as reflexões destes dias possam ajudar a compreender melhor o papel do Matrimônio e da Família em nosso mundo e na nossa Igreja, levando a Família a se tornar sujeito da Nova Evangelização, como “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13s).

 

Confira as fotos do Congresso
(clique em uma foto e siga com a seta)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail