Comunidade Católica Mar a Dentro

Após uma semana do Consistório, um resumo dos acontecimentos

0n1ehcca-1898117Muita ansiedade e grandes expectativas. Creio que sejam esses os sentimentos que com certeza cada um do nosso grupo experimentava ao se preparar para a viagem. O que seria participar de um Consistório? O que seria ver nosso querido pastor Dom Orani feito cardeal da Igreja?

Éramos 15 pessoas, entre funcionários da Mitra (Gabinete), do Palácio Episcopal e também familiares de Dom Orani, todos cientes de se tratar de uma experiência única. Os funcionários estavam muito gratos a Deus e ao arcebispo por proporcionar tal oportunidade, pois foram os sorteados para usufruírem de algumas passagens ofertadas por benfeitores. Os familiares, especialmente a irmã, Ondina Tempesta, não escondia tamanha alegria e satisfação quanto ao reconhecimento da Igreja a esse servo tão dedicado.

P1100396Mesmo com o atraso ocasionado por uma falha nos motores da refrigeração do avião, nosso grupo desembarcou com todo o pique, indo direto para a Praça São Pedro para a audiência com o Santo Padre Francisco, evento que abriu a nossa peregrinação em Roma.

Na sexta-feira, minha alegria foi ainda maior, pois mais um irmão de Comunidade se unia ao nosso grupo. Chegava o padre Marcelo José, responsável de nossa missão em Lugano-Suíça.

O Consistório foi precedido por uma peregrinação especial e bem planejada, coordenada pelo padre Frederico, do Rio de Janeiro, que nos permitiu passar pelas Basílicas Papais, como também pelas Catacumbas de São Sebastião, onde Dom Orani presidiu a Santa Missa.

P1100362Nossa primeira celebração eucarística, porém, foi bem marcada, no Mosteiro Cisterciense, berço de nosso Arcebispo. Lá, pude ouvir um testemunho emocionado de sua irmã Ondina, que falava de como durante aquela pequena hora de celebração vinha à sua lembrança um grande filme de toda a história vocacional de seu irmão, desde quando, bem jovem, abraçou a vida monástica.

No sábado e domingo vivemos o ápice de nossa peregrinação, com a Cerimônia do Consistório, na qual o Papa Francisco criou os novos cardeais, dentre eles o nosso cardeal Dom Orani; e no domingo, com a Missa presidida pelo Santo Padre com os novos cardeais, novamente na Basílica de São Pedro.

Consistorio Dom Orani 102Vivemos ainda alguns momentos de confraternização, como o almoço após o Consistório, no Colégio Pio Brasileiro, onde moram muitos dos sacerdotes brasileiros que estudam em Roma. Estavam presentes ao almoço além do Dom Orani, os cardeais brasileiros, Dom Claudio Hummes, Prefeito emérito da Congregação para o Clero, Dom Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Raimundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida – SP e Dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, além dos padres que moram no Colégio Pio Brasileiro, dos padres da diocese do Rio de Janeiro e de alguns convidados.

Na tarde do sábado foi o momento dos Cumprimentos aos novos cardeais, na sala Paulo VI, no Vaticano. Muitos vieram cumprimentar Dom Orani, em um clima de grande festa.

P1100450Todos foram convidados para participar, no domingo, das Vésperas Solenes, também no Colégio Pio Brasileiro, entoando o hino do Te Deum, em louvor a Deus pelo dom do ministério de nosso novo cardeal, e logo após, foi oferecido um coquetel para todos os presentes.

Muitos participaram, enfim, da Missa que o novo cardeal celebrou na segunda-feira, dia 24, na Basílica nas Catacumbas de São Sebastião. Na missa, após toda essa peregrinação, Dom Orani enviou a todos os presentes como evangelizadores, evangelizadores que caminham em busca da santidade.

A caravana brasileira em Roma para essa data foi provavelmente a maior, pois eram quase 400 pessoas de vários lugares do Brasil que vieram viver esse momento com Dom Orani.

Consistorio Dom Orani 113Nossa presença, minha e do padre Marcelo, como Comunidade Mar a Dentro, representou a todos os membros de Vida e Aliança e a toda a Família Mar a Dentro. Para nós, e especialmente para Antônio Dilben, nosso fundador, que por motivos de saúde não pode estar presente, participar do Consistório foi uma forma concreta de agradecer a Deus o grande dom que é a vida de Dom Orani para nossa Comunidade, particularmente o dom de sua amizade, sua paternidade, seu testemunho. Dom Orani é nosso cardeal, nos sentimos eleitos junto com ele, e de fato, o Senhor nos chama para junto com ele servir a Igreja, destemidamente, incansavelmente, com grande amor e ardor no coração.

Obrigada Dom Orani! Deus o abençoe e ilumine! Estamos juntos com o Senhor nessa missão: intercedendo e evangelizando para que todos sejam um.

Morgana Colombo Nadin
Superiora da Casa de Missão do Rio de Janeiro

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail