Comunidade Católica Mar a Dentro

Deus é luz e nele não há trevas

Celebramos com imensa alegria a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A liturgia, as leituras, tudo nos fala da luta entre a Luz e as trevas. O fogo novo que abençoado acende o Círio Pascal, que por sua vez nos ilumina com a Luz de Cristo; a igreja que inicialmente encontra-se apagada, depois se inunda de luz ao canto do Glória e dos sinos; mesmo as leituras que ouvimos durante a celebração, nos convidam a uma passagem: das trevas à Luz.

Ouvimos o livro do Gênesis que nos recorda que Deus disse: “Faça-se a luz!” e a luz foi feita (Gn 1,3). Deus do nada cria a luz. São João, em suas cartas, nos recorda que “Deus é luz e nele não há treva alguma” (1 Jo 1,5). Deus criou a luz, não as trevas! Na criação, o homem é convidado a participar da luz divina, porém, com o pecado, esse se afasta da luz, e caminha em direção às trevas. Entretanto Deus, a Luz, não se deixa vencer pelas trevas e na plenitude dos tempos envia seu Filho, a Luz do Mundo; a fim de que aqueles que o seguissem não andassem nas trevas, mas tivessem a luz da Vida! A celebração da Ressurreição de Jesus, Filho de Deus é a celebração da vitória definitiva da Luz sobre as trevas.

Querido irmão e querida irmã, é Páscoa! É Tempo Pascal! É tempo de Luz! Cristo te convida a adentrar neste mistério de Amor e Luz. Deus desde sempre nos ama e dia após dia nos chama a participar de seu Amor. Ele nos chama por meio de seu Filho, o Verbo de Deus, a Palavra que saiu da boca do Pai, e nos convida: Vinde ao banquete eterno! Cristo Jesus abre os olhos aos cegos que sem fé e esperança, pensam não poder mais contemplar a luz e o rosto de Deus. Ele convida aos Lázaros que jazem como mortos pelos vícios, pelos pecados: Vinde para fora! Vinde para a Luz, vinde para onde Eu estou. Ele convida a todo aquele que se sente paralisado sob o peso dos erros e desvios da vida: Levanta-te e caminha; quem me segue terá a Luz da Vida!

Esse convite do Senhor precisa ser comunicado a todos os filhos de Deus, e o Senhor conta com a tua voz, para fazê-lo ecoar; conta com teus braços e pernas para auxiliar àqueles que estão quase sem forças; conta com o teu coração para dizer com amor aos que estão presos: Saí! e aos que estão nas trevas: Mostrai-vos! Vinde para a Luz que é Cristo! Nossa vida será realmente diferente se com palavras e gestos deixarmos a Luz de Cristo, que já está em nós, brilhar e iluminar a todos. Amém, Aleluia!

Antônio Dilben
Fundador e Moderador Geral
da Comunidade Mar a Dentro

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail