Comunidade Católica Mar a Dentro

Devoção ao Santíssimo Nome de Maria

Hoje a Igreja celebra a memória do Santíssimo Nome de Maria. Como era costume entre os judeus, oito dias depois da Virgem Santíssima nascer, os seus pais deram-Lhe, inspirados por Deus, o nome de Maria. A liturgia, que celebra o Santíssimo Nome de Jesus poucos dias depois do Natal, instituiu esta festa ao Santo Nome de Maria dentro da Oitava da sua Natividade (celebrada 8 de setembro). A Espanha, por aprovação do Romano Pontífice, concedida em 1513, foi a primeira a celebrar esta festa. Inocêncio XI, em 1683, estendeu-a à Igreja Universal, em ação de graças pela vitória alcançada por João Sobieski, rei da Polônia, sobre os turcos que tinham cercado Viena e ameaçavam o Ocidente.

O nome de Maria, que é hebreu, quer dizer em português, Senhora Soberana. E a Senhora é realmente Soberana, em virtude da soberania que lhe foi conferida pelo Filho, Rei e Soberano do Universo. O nome de Maria é motivo de alegria e esperança. Invoquemo-lo para que nos seja dada a graça de viver hoje e sempre operosos e serenos. É o nome daquela que é a “nova Eva”, a “mãe de todos os fiéis”.

Chamemos a Maria Nossa Senhora, pelo mesmo título que chamamos a Jesus Nosso Senhor. Pronunciar o Seu nome é afirmar o seu domínio, implorar o seu auxílio e colocar-nos debaixo da sua proteção maternal.

Oremos

Deus de bondade infinita, cujo Filho Unigênito, ao morrer na cruz, nos quis dar como nossa Mãe a Virgem Santa Maria, que Ele escolhera para sua Mãe, fazei que, pela invocação do seu nome, sintamos o auxílio da sua materna proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail