Comunidade Católica Mar a Dentro

Editorial › 20/11/2012

Dom Tomé toma posse na diocese de São José do Rio Preto

O povo da Diocese de São José do Rio Preto, formada por 50 cidades do interior do Estado de São Paulo, lotou a catedral diocesana, na noite de sexta-feira, 16, para celebrar a posse do seu 5º bispo diocesano, dom Tomé Ferreira da Silva.

 A celebração começou às 19h30, presidida pelo bispo diocesano de Jales, dom Luiz Demétrio Valentini, e concelebrada pelos cardeais dom Odilo Pedro Scherer e dom Cláudio Hummes , dezenas de bispos e padres.

Após a leitura da bula pontifícia na qual o papa Bento 16 nomeia o novo bispo para Diocese de São José do Rio Preto, dom Luiz Demétrio entregou o báculo, sinal do pastoreio, a dom Tomé, que sob os aplausos dos fiéis tomou posse oficialmente como bispo de São José do Rio Preto. A partir desse momento, ele também assumiu a presidência da celebração.

Em nome da diocese, padre Jarbas Brandini Dutra, vigário geral da diocese, saudou dom Tomé.

Ao saudar dom Tomé, dom Odilo manifestou como arcebispo de São Paulo a gratidão pelos serviços prestados pelo bispo durante os quase oito anos que foi bispo auxiliar na Região Episcopal Ipiranga e desejou felicidades no pastoreio da diocese de São José do Rio Preto.

Em sua primeira homilia como bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé afirmou que “a esta altura da vida, esperando e desejando uma transferência da Arquidiocese de São Paulo, pensava que me seria concedido voltar para o sul de Minas Gerais; ou, ao menos, para próximo dele. No entanto, eis me aqui! Para o porvir, vislumbro no horizonte, quiçá, 23 anos de ministério nesta Diocese de São José do Rio Preto, terra iluminada e aquecida pelo sol, símbolo da fé suscitada e iluminada pelo Espírito Santo no coração do povo que habita este chão.”

 “Fiéis diocesanos de São José do Rio Preto, doravante filhos e filhas, à luz do êxodo de Abraão, compreendo que venho como enviado, em missão confiada pela Igreja. Quero crer, seja esta a Vontade de Deus para mim e para nossa Diocese de São José do Rio Preto. Confiando n’Aquele que envia, como filho e discípulo da Igreja, acolhi sem pestanejar o pedido da Nunciatura Apostólica! De hoje em diante, a Diocese de São José do Rio Preto será para mim a terra prometida!”, concluiu o bispo.

 Em mensagem enviada ao clero, religiosos (as) e aos fiéis leigos da Arquidiocese de São Paulo, o arcebispo metropolitano, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, agradeceu o trabalho de dom Tomé a frente da Região Episcopal Ipiranga e desejou-lhe bom éxito em sua nova missão. “Deus o recompense por isso! E que a experiência adquirida em São Paulo no exercício do ministério episcopal lhe seja útil para a condução da Diocese de São José do Rio Preto. Que o Espírito Santo o ilumine no desempenho de sua nova missão!”, escreve na mensagem.

Fonte: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail