Comunidade Católica Mar a Dentro

Artigos da comunidade › 24/12/2012

E o Verbo se fez carne…

O Filho de Deus, o Verbo do Pai, veio a este mundo do modo mais concreto e humano possível, fez-Se carne como nós. Muitas vezes este grande mistério de nossa fé nos passa despercebido. A encarnação de Jesus não é como quando Deus falou a Moisés por meio da sarça ardente, ou como quando Elias sentiu a presença de Deus na brisa suave, ou como quando o “Anjo do Senhor” falava com seus profetas. Para a admiração de todos anjos e de todos os homens: O Verbo se fez carne, Deus se fez homem!

Entretanto, para que o Verbo se fez carne? No Credo Niceno-Constantinopolitano, professamos: “Por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus; e encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e Se fez homem”. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que o Verbo fez-Se carne para nos salvar, para nos reconciliar com Deus, para tirar os pecados (1 Jo 3,5; 4, 10.14).Era impossível, para nós homens, restaurar a Aliança que Adão e Eva quebraram com sua desobediência, era preciso que alguém nos trouxesse à Luz! O Verbo fez-Se carne, para que assim conhecêssemos o amor de Deus, para que por meio da fé em Cristo pudéssemos ter a vida eterna (Jo 3,16; 1 Jo 4,9)! Cristo Jesus, com suas palavras, nos comunicou a Boa Nova, o Evangelho, as palavras que são Espírito e Vida! O Verbo fez-Se carne, para nos fazer “participantes da natureza divina” (2 Pe 1, 4). Por meio de Cristo Jesus, é que temos real comunhão com o Pai, nos tornamos assim filhos no Filho (cf. CIC 457-460). A encarnação do Verbo é para nós um manancial de graças que não podemos imaginar!

A você que está lendo este texto, saiba que o Verbo fez-Se carne, sobretudo, para ser o seu modelo de santidade. Ele mesmo diz de si: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim” (Jo 14, 6). Cristo Jesus é modelo para todo batizado, para todas as vocações! Pais, mães e filhos, olhai para Cristo e imitai-o! Sacerdotes e religiosos, olhai para Cristo e imitai-o! Leigos e consagrados, olhai para Cristo e imitai-o! Ouçamos todos, o apelo do apóstolo Paulo: “tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus”!

Queridos irmãos, é Natal! O Filho de Deus se encarnou no seio da Virgem Maria, o Verbo fez-Se carne, Deus se fez homem e tornou-se como nós, a fim de que eu e você pudéssemos amar a todos, como Ele mesmo nos amou; para que pudéssemos perdoar, assim como Ele perdoou; para que pudéssemos viver realmente, assim como Jesus Cristo, a alegria e a graça de sermos filhos amados de Deus!

Um Santo Natal para você. Deus te abençoe!

Antonio Dilben Rabelo Fleming
Fundador e Moderador Geral
da Comunidade Mar a dentro

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail