Comunidade Católica Mar a Dentro

Artigos da comunidade › 14/09/2013

Festa da Exaltação da Santa Cruz

Toda a nossa glória está na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nele está a nossa salvação, vida e ressurreição. Por Ele fomos salvos e livres. Foi na Cruz que Jesus Cristo ofereceu ao Pai o Seu Sacrifício, em expiação dos pecados de todos os homens. Por isso, é justo que veneremos o sinal e o instrumento da nossa libertação.

Parece um paradoxo che um instrumento de  humilhação se torne sinal de libertação e de vida, mas no momento em que Jesus “obediente até à morte” nela foi suspenso, a Cruz tornou-se motivo de glória, pólo de atração para todos os homens. Na árvore da Cruz Cristo estabeleceu a salvação da humanidade, para que do mesmo lugar de onde veio a morte ressurgisse a vida, e o mal, que vencera na árvore do paraíso, fosse vencido na árvore da cruz.

Ao celebrarmos esta festa, nós proclamamos que é da cruz, “sinal do amor universal de Deus, fonte de toda a graça” (N.A., 4) que deriva toda a vida de Igreja. Queremos também manifestar o nosso desejo de colaborar com Cristo na salvação dos homens, aceitando a Cruz, que a carne e o mundo fizeram pesar sobre nós (G.S. 38).

 OREMOS

Senhor, que, na vossa infinita misericórdia,
quisestes que o vosso Filho sofresse o suplício da cruz
para salvar o gênero humano,
concedei que, tendo conhecido na terra o mistério de Cristo,
mereçamos alcançar no Céu os frutos da redenção.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail