Comunidade Católica Mar a Dentro

Festa de Nossa Senhora de Fátima em Bioggio

Missa NS Fatima com os Portugueses 140

Mais uma vez a comunidade portuguesa presente aqui em Lugano reuniu-se para celebrar a Festa de Nossa Senhora de Fátima. No dia 11 de maio, antecipando o dia da festa de Nossa Senhora, a Comunidade de Língua Portuguesa da Diocese de Lugano, contando com a especial colaboração do Sr. Gerardo Mastropietro, sua família e alguns amigos, prepararam esta grande festa, que contou também com a presença de nossa Comunidade. Estavam presentes também as demais comunidades brasileiras presentes na diocese: Shalom e Palavra Viva.

Especialmente amada pelos portugueses, a Virgem de Fátima foi homenageada com um belíssimo andor e uma procissão muito bem organizada, com muitas pessoas vestidas com os trajes típicos de diversas regiões de Portugal. Fizeram-se presentes muitos grupos culturais portugueses presentes em nossa Diocese. Destacam-se os ranchos folclóricos Amigos de Locarno e Lusitanos Locarno, além de associações de Esporte e Cultura Portuguesa.

A festa iniciou-se com a santa missa, presidida pelo Pe. João Paulo, da Comunidade Shalom, e concelebrada por Pe. Marcelo José, de The driverless car The dinky two-seater car, which looks a bit like a Smart car, will have a stop-go button but Part of your theory traffic school online is identifying hazards on a simulated driving environment. nossa Comunidade, e Pe. Carlos Hipólito, responsável pela Comunidade de Língua Portuguesa da Diocese de Lugano. Estavam presentes ainda em meio a assembleia o Pe. Franco, pároco da Paróquia de São Maurício e o prefeito de Bioggio.

Antes do final da missa houve uma homenagem às mães presentes com a distribuição de rosas. Após a missa houve a tradicional procissão com a imagem da Virgem de Fátima pelas ruas da Paróquia de São Maurício. Cerca de duzentas pessoas participaram deste evento de fé e de muita alegria, na grande maioria famílias de origem portuguesa, mas também com uma discreta participação de italianos e suíços da paróquia. Muitos até mesmo se emocionaram.

Após a procissão, iniciou-se na praça da paróquia a apresentação folclórica dos ranchos presentes. Com muita dança, música e comidas típicas a festa continuou como uma grande confraternização.

 Texto: Pe. Marcelo José
Superior da Missão de Lugano

Fotos André Maritan
Membro da Missão de Lugano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail