Comunidade Católica Mar a Dentro

Festa de Nossa Senhora de Fátima em Bioggio – Suíça

_MG_0545No dia 08 de maio aconteceu em nossa Diocese de Lugano a tradicional Festa em honra a Nossa Senhora de Fátima. A comunidade de Língua Portuguesa presente aqui na Suíça e os demais fiéis presentes celebraram com fé, amor e devoção esse grande dia.

A festa é uma iniciativa da Comunidade de Língua Portuguesa da Diocese de Lugano, e é organizada com dedicação e especial colaboração do casal Gerardo e Ester Mastropietro juntamente com os Srs. Manuel Maia e Pedro Domingues. A nossa Comunidade estava presente, ajudando especialmente nos cantos e na preparação da Liturgia, juntamente com as demais Comunidades brasileiras presentes na Diocese: Shalom e Palavra Viva.

IMG_0528A Santa Missa foi presidida pelo Reitor da Faculdade de Teologia, Don René Roux e concelebrada pelo Pe. Marcelo José, superior da Casa de Missão de Lugano, Pe. Carlos Hipólito, responsável pela Comunidade de Língua Portuguesa da Diocese de Lugano, Don Franco, pároco da Paróquia de São Maurício de Bioggio, e Don Manfred Hauke, professor da Faculdade de Teologia de Lugano. Não podemos nos esquecer de nomear a bela presença das Confrarias do Santíssimo Sacramento, de Bioggio, de São Carlos, do Sagrado Coração e da Boa Morte, de Lugano.

Logo após a comunhão foi preparada uma Homenagem para as mães, feita pelo Pe. Carlos e pelas crianças de um Rancho Folclórico que, em seguida, cantaram a música “Mãe querida”, que emocionou a todos, especialmente as mães ali presentes. Ao final, diante da imagem de Nossa Senhora, Don René Roux recitou a Oração Jubilar de Consagração, em preparação ao Centenário das aparições de Fátima em 2017.

IMG_0598Após a Santa Missa, com fé e devoção a imagem da Virgem de Fátima foi levada pelas ruas da Paróquia de São Maurício em procissão. Entre cantos, orações, alegria e lágrimas de agradecimento, Nossa Senhora foi honrada não só pelos portugueses, mas por todos aqueles que, por um motivo ou outro, estavam ali ou passavam naquele momento, por curiosidade ou por uma graça recebida. O clima era de fé, alguns disseram que parecia estar em Fátima.

Após a procissão, iniciou-se na praça da Paróquia a Festa com danças, músicas tradicionais e comidas típicas, proporcionando assim um grande momento de confraternização e alegria no qual todos puderam se sentir um pouco a fé e a tradição portuguesa. Alegrou a festa com as apresentações de danças típicas a presença do Rancho Folclórico “Lusitanos de Portugal”, de Locarno e do grupo musical “Estrelas do Norte”.

A festa deste ano abriu o Jubileu do centenário das aparições, que será celebrado com grande festa em Portugal, mas também aqui no Ticino, no dia 14 de maio de 2017.

André Maritan
Casa de Missão de Lugano – Suíça

Para ver as fotos, clique em uma e navegue com as setas do teclado.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail