Comunidade Católica Mar a Dentro

Joana Beretta Molla, rogai por nós!

Gianna Beretta Molla nasce em Magenta (Milão, Itália) aos 04 de outubro de 1922. Desde sua primeira juventude, acolhe plenamente o dom da fé e a educação cristã, recebidas de seus ótimos pais.

Laureada em medicina e cirurgia em 1949 pela Universidade de Pavia (Itália), em 1950 abre seu consultório médico em Mesero (Milão). Especializa-se em pediatria na Universidade de Milão em 1952 e, demonstrando especial cuidado para as mães, crianças, idosos e pobres.

Através a oração pessoal questiona-se sobre sua vocação, considerando-a como dom de Deus. Opta pela vocação matrimonial, que a abraça com entusiasmo, assumindo total doação “para formar uma família realmente cristã”.

Casa-se com o engenheiro Pietro Molla aos 24 de setembro de 1955. Em novembro de 1956, já é a radiosa mãe de Pierluigi; em dezembro de 1957 de Mariolina e, em julho de 1959, de Laura. Com simplicidade e equilíbrio, harmoniza os deveres de mãe, de esposa, de médica e da grande alegria de viver.

Em setembro de 1961, no final do segundo mês de gravidez, vê-se atingida pelo sofrimento e pela dor: insurge um volumoso fibroma, tumor benigno, no útero.

Antes de ser operada, embora sabendo o grave perigo de prosseguir com a gravidez, suplica ao cirurgião que salve a vida que traz em seu seio e, então, entrega-se à Divina Providência e à oração. A vida é salva. Passam os sete meses que a distanciam do parto com admirável força de espírito e com a mesma dedicação de mãe e de médica.

Alguns dias antes do parto, sempre com grande confiança na Providência, demonstra-se pronta a sacrificar sua vida para salvar a do filho: “Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei – e isto o exijo – a criança. Salvai-a”. Na manhã de 21 de abril de 1962, Sábado Santo, nasce Gianna Emanuela. Em meio a atrozes dores, manifesta sua confiança com breves expressões de amor e de oferta: “Jesus eu te amo, Jesus eu te adoro, Jesus ajuda-me, Mãe ajuda-me, Maria…” Apesar dos esforços para salvar a vida de ambos, na manhã de 28 de abril morre santamente.

Foi beatificada por João Paulo II no dia 24 de abril de 1994 e canonizada no dia 16 de maio de 2004.

“Do amor divino, Gianna Beretta Molla foi uma mensageira simples mas mais significativa do que nunca. Poucos dias antes do matrimonio, numa carta enviada ao futuro marido, escreveu: “O amor é o sentimento mais bonito que o Senhor colocou na alma dos homens”.

Seguindo o exemplo de Cristo, que “tinha amado os seus… amou-os até ao fim” (Jo 13, 1), esta santa mãe de família manteve-se heroicamente fiel ao compromisso assumido no dia do matrimonio. O sacrifício eterno que selou a sua vida dá testemunho de que somente quem tem a coragem de se entregar totalmente a Deus e aos irmãos se realiza a si mesmo.

Possa a nossa época descobrir de novo, através do exemplo de Gianna Beretta Molla, a beleza pura, casta e fecunda do amor conjugal, vivido como resposta ao chamamento divino”!

(Palavras de João Paulo II na homilia de Canonização)

 

Texto organizado por
André Luis Maritan Júnior
Missão de Lugano

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail