Comunidade Católica Mar a Dentro

III Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades

IMG_1790 recorteDe 20 a 22 de novembro aconteceu em Roma o III Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades, organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos, ao qual participaram cerca de 100 movimentos e novas comunidades com 300 delegados, vindos de mais de 40 países. Dentre todas essas realidades eclesiais a Comunidade Mar a Dentro também se fez presente. Além dos movimentos e novas comunidades estavam presentes alguns cardeais e muitos e bispos vindos das mais diversas dioceses do mundo, inclusive Dom Lazzaro You Heung-sik, bispo de Daejeon, na Coréia do Sul, que recentemente recebeu o Papa Francisco em seu país.

É a terceira vez que o Pontifício Conselho para os Leigos organiza um evento como esse como resposta aos pedidos de João Paulo II em 1998, Bento XVI em 2006 e agora do Papa Francisco. É a primeira vez que nossa Comunidade participa deste evento e estamos muito felizes com isso, pois realmente a preparação dos palestrantes, o alto nível e atualidade de suas palestras, além da riqueza da troca de experiências entre realidades eclesiais de todos os continentes, muito enriquece nossa Comunidade.

O tema deste encontro foi tirado da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, de Papa Francisco: A alegria do Evangelho: uma alegria missionária. Dentre os palestrantes estava o Cardeal Marc Oullet, da Congregação para os Bispos, o Cardeal Peter Turkson, do Pontifício Conselho para Justiça e Paz, o conhecido Frei Raniero Cantalamessa, além de professores doutores nas mais diversas áreas como Antropologia, Espiritualidade, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Direito Canônico; dentre eles estava presente o nosso conhecido padre Amedeo Cencini que falou sobre A arte do Acompanhamento na Formação.

Vimos especialmente a urgência que existe na mobilização de todas as realidades eclesiais em um movimento contínuo de acolhida de todos os que vivem nas mais diversas periferias, geográficas ou existenciais, de formar a cada um desses com a força da Palavra de Deus e o vigor do testemunho vivo de quem conhece pessoalmente o Senhor e de levar essas mesmas pessoas à fazer a experiência fundamental de encontro com Cristo vivo e ressuscitado em suas vidas. Discutiu-se muito a repeito dos desafios na formação de pessoas cada vez mais frágeis, do papel decisivo que a mulher ocupa na Igreja e na família, da ameaça sempre maior das ideologias de gênero e dos novos “modelos de família”. Falou-se ainda da necessária conversão missionária, que deve abandonar uma certa autoreferencialidade e atender ao apelo de toda a Igreja, dirigindo a missão àquelas partes do mundo onde a Igreja sofre, particularmente a África, o Oriente Médio e a Ásia. Nas palavras de um dos palestrantes: é necessário renovar a si mesmo para renovar a Igreja.

IMG_1798Um outro momento importante desse congresso foi a audiência particular com o Santo Padre Francisco, na Sala Clementina, a qual participaram todos os congressistas além dos palestrantes e do staff do Pontifício Conselho para os Leigos, todos apresentados pelo Cardeal Stanislaw Rylko, presidente deste dicastério. Na ocasião o Papa sublinhou a importância de conservar o frescor do Carisma, renovando sempre o primeiro amor; a importância no modo como acolhemos e acompanhamos as pessoas, particularmente os jovens, que vivem um sério problema de identidade e têm dificuldade de fazer suas próprias escolhas; além da importância de não se esquecer do bem precioso, o selo do Espírito Santo, que é a comunhão; graça imensa que Jesus nos conquistou na sua Cruz e Ressurreição e que é o sinal fundamental para que o mundo creia na presença de Cristo em nossa Igreja: que sejamos um como Ele e o Pai são um.

Esse congresso foi de fato um tempo de muitas graças em que tivemos a oportunidade de apresentar o carisma e a missão Mar a Dentro, estabelecer novas amizades, além de nos enriquecermos ainda mais com as palestras apresentadas.

 Pe. Marcelo José Sampaio
Superior da Missão de Lugano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail