Comunidade Católica Mar a Dentro

Atualidade, Notícias › 27/01/2021

JMJ 2023: Jornada de Lisboa lança hino oficial, «Há Pressa no Ar»

Tema foi composto pelo padre João Paulo Vaz e o músico Pedro Ferreira

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, apresentou hoje o hino oficial do próximo encontro internacional de jovens católicos, com assinatura portuguesa, do padre João Paulo Vaz e o músico Pedro Ferreira.

‘Há Pressa no Ar’ parte do tema escolhido pelo Papa para a JMJ Lisboa 2023 – ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc1,39) -, desenvolvendo-se “em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica”, assinala o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O hino tem letra de João Paulo Vaz, sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da Diocese de Coimbra; os arranjos são do músico Carlos Garcia.

O tema foi gravado em português e numa versão internacional, com cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).

“Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus”, indica a organização da JMJ 2023.

O processo de produção em estúdio, realizado em 2020, envolveu jovens de todo o país, alguns dos quais participantes na competição que, apesar de não terem sido selecionados, integraram o coro da gravação final, acrescenta a nota.

Todos vão ouvir a nossa voz,
Levantemos os braços, há pressa no ar.
Jesus vive e não nos deixa sós:
Não mais deixaremos de amar.
(refrão do hino oficial da JMJ 2023)

Os autores explicam que a música surgiu antes da letra, composta por Pedro Ferreira, de 41 anos, numa “pequena sala, sozinho ao piano”, uma melodia “pensada para congregar, unir uma comunidade”.

O padre João Paulo Vaz, de 51 anos, assumiu a missão de escrever a letra: “Com a guitarra na mão, fui escrevendo, como costumo fazer”.

“O tema da edição de Lisboa levou-me a rever a minha relação com a Mãe e, portanto, o processo criativo da letra tornou-se um tempo de oração muito profundo para mim”, acrescenta o sacerdote, que recebeu a notícia da escolha quando estava a celebrar 25 anos de ordenação.

Os autores procuraram apresentar “uma música popular, alegre, juvenil, fácil de aprender e de fácil tradução e adaptação”.

O lançamento do hino oficial do encontro internacional de Lisboa decorreu num evento digital, transmitido através das páginas da JMJ nas redes sociais e do site da JMJ 2023.

A canção foi escolhida em concurso nacional, aberto à participação de portugueses maiores de idade.

Fonte: agencia.ecclesia.pt / Vídeo: youtube.com/user/agenciaecclesia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail