Comunidade Católica Mar a Dentro

Artigos da comunidade › 19/03/2013

Homem justo, exemplo de fé

São José, rogai por nós!

Em meio ao Ano da Fé, celebramos hoje, de maneira solene e com muita festa a Solenidade de São José; o esposo de Maria e pai adotivo do Filho de Deus. Pensando no tema da Fé, uma pergunta podemos nos fazer: “Como a virtude da fé se manifestou na vida deste homem, e como seu exemplo pode nos ajudar hoje?”

O Evangelho de Mateus descreve São José como homem justo (cf. Mt 1,19). Essa justiça, na linguagem bíblica, é a relação do homem com Deus, uma relação de proximidade e confiança. José é, portanto, homem de fé; homem que escuta a Deus, aquele que está próximo ao seu coração. Isso tornou possível que num momento de grande dúvida, quando soube que Maria estava grávida, ele pudesse confiar mais em Deus que em si mesmo e nos seus planos. Lembremos que Deus falou com José através de um sonho; mesmo assim ele acreditou.

Justo é o homem que vive pela fé (Rm 1,17). Esse é o grande exemplo de nosso glorioso santo. Quais são suas palavras a esse respeito? Não sabemos. Não existe nos evangelhos nenhuma palavra proferida por José. É homem do silêncio, da escuta, da pronta obediência à Palavra do Senhor.

Como disse o nosso Papa Francisco na homilia de hoje, “José é guardião, cuidador da Sagrada Família. Sabe cuidar aquele que sabe amar”. Assim a fé de José se torna operosa, cheia de frutos. Amou e cuidou da Sagrada Família; ama e cuida da Igreja, dos doentes, dos agonizantes, dos pais, das famílias, enfim, de cada um de nós que cremos.

Que a seu exemplo, a fé seja em nós sinal de proximidade a Deus, de nossa pronta obediência, e que assim frutifique em obras de amor e cuidado para com aqueles que mais precisam de nós.

André de Moraes
Missão de Lugano – Suíça

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail