Comunidade Católica Mar a Dentro

Lectio divina – 1º domingo da Quaresma

Neste domingo nos encontramos com a Palavra de Deus que se torna para nós sinal de recomeço e vida nova. Tomemos um trecho do evangelho de hoje, Mc 1,12-15:

O Espírito levou Jesus para o deserto.
E ele ficou no deserto durante quarenta dias,
e ali foi tentado por Satanás.
Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam.

Marcos nos apresenta várias imagens importantes em sua narração do retiro de Jesus antes de seu ministério público: o deserto, lugar de encontro com Deus; Jesus que é tentado por Satanás; sua convivência pacífica com os animais selvagens, sendo servido pelos anjos.

Este último ponto nos recorda as profecias de Isaías a respeito do Messias, que traria de volta a paz à terra, simbolizada pela convivência pacífica com os animais ferozes. Esse convivência, diziam os rabinos no tempo de Jesus, era comum para Adão, antes que pecasse. Os anjos mesmos o serviam mas, depois do seu pecado, ele foi expulso do paraíso. O texto de Marcos nos coloca diante de um recomeço, um novo tempo marcado por Jesus.

Outro ponto importante é que, diferente do primeiro Adão, Jesus, este novo Adão, não sucumbe à tentação de Satanás, mas sai vencedor, para que todos nós possamos, com ele, vencermos as ciladas do inimigo.

Oremos com a Palavra:

Concedei-nos, ó Deus onipotente,
que, ao longo desta Quaresma,
possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo
e corresponder ao seu amor por uma vida santa. 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail


Administrado por: Francisco Oliveira