Comunidade Católica Mar a Dentro

Lectio Divina – 6ª semana do TC, domingo

A paz de Jesus, queridos irmãos.

Neste domingo, deixemos que a Palavra do Senhor nos transforme, nos purifique e nos dê vida nova. A Igreja nos oferece hoje o evangelho de Mc 1,40-45. Leiamos agora um trecho, mas nos comprometamos a lê-lo por inteiro:

“Um leproso chegou perto de Jesus,
e de joelhos pediu:
‘Se queres tens o poder de purificar-me’.
Jesus, cheio de compaixão,
estendeu a mão, tocou nele, e disse:
‘Eu quero: fica curado!'” (Mc 1,40-41)

O evangelista Marcos é muito atento à questão da pureza. Ele fala, por exemplo, sobre as práticas de purificação ritual dos judeus e sobre as controvérsias destes com Jesus. Hoje, ele nos mostra um homem leproso que se aproxima de Jesus e pede que ele o purifique de sua doença.

O mais impressionante no evangelho é que Jesus toca naquele homem. Segundo a Lei dos judeus, ao fazer isso ele se tornava impuro como o leproso, mas o que acontece é totalmente o contrário. Jesus mostra que ele, sendo Deus, não se torna impuro por ajudar aquele homem enfermo mas, ao ser tocado por Jesus, o homem se torna puro como ele.

Outro aspecto importante do evangelho de hoje é que aquele homem demonstra muita humildade ao pedir sua cura, colocando toda a liberdade nas mãos de Jesus: “Se queres“. Ao rezarmos, que nós também possamos nos submeter à vontade do Senhor, deixando que seja ele a dirigir a nossa vida segundo o seu querer:

Senhor Jesus, dai-nos fé e humildade
dai-nos serenidade diante da vontade do Pai
e, ao tocar nossas feridas do corpo e do coração,
que sejamos purificados, curados para amar.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail


Administrado por: Francisco Oliveira