Comunidade Católica Mar a Dentro

Lectio Divina – 6ª semana do TC, terça-feira

Queridos irmãos, a paz de Jesus. 

A Palavra do Senhor vem ao nosso encontro, mais uma vez e nós queremos acolhê-la com alegria. A Liturgia de hoje nos oferece o evangelho de Marcos 8,14,21. Nó vamos ler um trecho mas, depois, leia-o na íntegra para que a Palavra se torne sua riqueza deste dia:

“Jesus os advertiu:
‘Prestai atenção e tomai cuidado
com o fermento dos fariseus
e com o fermento de Herodes'” (Mc 8,15).

Jesus se utiliza de uma imagem conhecida da arte culinária, o fermento. Ele já havia utilizado em outro momento, para falar sobre o Reino de Deus, que é fermento que faz a massa levedar. Da mesma forma que o fermento penetra e se espalha dentro da massa fazendo-a crescer, o Reino se alastra pelo mundo (Mt 13,33).

Aqui, porém, ele fala sobre o “fermento dos fariseus e de Herodes” que, ao invés de fazer crescer algo de bom na massa, que é o mundo, espalha toda espécie de mal. Se há um fermento bom que vem de Deus e leva para ele, há também um fermento mal, que dissemina pecado e descrença. Somos convidados a escolher qual colocar em nossa “massa”.

O cristão se assemelha a um pão e isso nos recorda a Eucaristia, que é Jesus feito pão para o alimento do mundo. Nós, que recebemos a Eucaristia, somos chamados a nos tornarmos para o mundo o que é Jesus: corpo dado e sangue derramado, ou seja, pão repartido para a vida do mundo. Para isso, não serve que em nossa “massa” usemos o fermento mal dos vícios e dissoluções, é necessário o fermento do Espírito Santo, que gera virtudes e conversão.

Oremos com a Palavra:

Senhor Jesus, dai-nos a graça
de termos em nós o fermento bom do Espírito,
pois queremos nos tornar homens e mulheres
que possam alimentar a fome de bondade
que existe no mundo. Amém.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail


Administrado por: Francisco Oliveira