Comunidade Católica Mar a Dentro

Lectio Divina – Quarta-feira de cinzas

Queridos irmãos, a paz de Jesus.

Hoje iniciamos a Quaresma e o evangelho que a Igreja nos oferece nos introduz nas três práticas tão importantes desse tempo de conversão: a esmola, a oração e o jejum (Mt 6,1-6.16-18). Para nossa Lectio, tomemos Mt 6,1:

Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente dos homens,
só para serdes vistos por eles.
Caso contrário, não recebereis a recompensa
do vosso Pai que está nos céus“.

Jesus nos orienta sobre a disposição do coração diante de nossas boas obras. Não basta fazer esmola, oração e jejum, é necessário realizar estes gestos com um coração disposto a fazer a vontade do Senhor. A vaidade, desejo de aparecer e de sermos considerado pelos outros devido ao que fazemos de bom tira de nós todo o mérito dessas ações.

Outra coisa importante que Jesus nos mostra é que essas práticas não dão a ninguém a salvação. Só Jesus conquistou para nós a salvação. Se realizamos essas obras é para corresponder à vida da graça divina e abrir um espaço em nosso coração para que Deus aja em nós e nos converta.

A esmola nos ensina o desapego deste mundo e eleva o nosso olhar para o céu, além de nos formar na prática da caridade. A oração nos aproxima de Deus e nos ensina a depender somente dele. O jejum nos ajuda a exercitar o autodomínio e a temperança.

Oremos com a Palavra:

Senhor Jesus, 
dai-nos a graça de fazer o bem
e de fazê-lo como o Senhor nos ensina,
de coração humilde e discreto.
Convertei-nos, Senhor e seremos salvos. Amém.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail


Administrado por: Francisco Oliveira