Comunidade Católica Mar a Dentro

Artigos da comunidade › 21/10/2012

Vida de santidade e o Carisma Mar a Dentro

A Comunidade Mar a Dentro neste mês de outubro celebra o seu 22º aniversário de fundação. Ela nasce no mês missionário, mês em que toda a Igreja celebra três dos nossos santos inspiradores: Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis e Santa Teresa de Jesus, além de outros que se tornaram, aos poucos, importantes em nossa vida espiritual como Santa Faustina Kowalska que revela ao mundo a Misericórdia do Senhor, que atrai a si todos os pecadores; somos assim chamados diariamente a interceder pelas necessidades do mundo inteiro (cf. RV 110c); além de nossos queridos Beatos João XXIII e João Paulo II.

No evangelho de São Lucas que, por sinal, celebramos também a sua festa neste mês, encontramos nosso carisma, nosso chamado, Duc in Altum; lançamos as redes com a força e a coragem que nos impulsiona em primeiro lugar a dizer sim à vontade do Senhor.

Uma palavra que transforma

No início do capítulo 5 a multidão é atraída para ouvir a sua Palavra e se comprime ao redor de Jesus que a ensina. Essa Palavra – por ser Palavra do Senhor – quando acolhida no coração transforma a vida daqueles que a ouvem e a põem em prática. Sua Palavra é performativa, quer nos moldar à imagem e semelhança do Filho Amado do Pai.

A Palavra acolhida pela multidão e pelos discípulos suscita a fé. Pedro crê, confia nessa Palavra, lança as redes e faz uma profunda experiência de Deus, porém, essa experiência o faz reconhecer-se pecador, ou seja, revela quem ele é. Somos chamados a sermos evangelizados para que como conhecedores da Palavra de Deus a vivamos e com poder a anunciemos a todos os homens. Conhecer a Palavra é buscar a cada dia uma profunda e crescente intimidade com o Verbo de Deus. É permanecer na sua Palavra, permitindo que ela estabeleça em nós sua morada.

O Carisma Mar a Dentro se desenvolve no coração daqueles que se deixam moldar pela Palavra de Deus. Os santos, as santas e os beatos que celebramos nesse mês de outubro tiveram um encontro profundo com a Palavra de Deus, o testemunho de suas vidas e seus escritos demonstram um profundo amor e uma intimidade com o Cristo que se revela nas Páginas Sagradas.

No caminho da Santidade

Santa Teresinha descobre a sua vocação: “ser no coração da Igreja o amor”, a partir da leitura orante da primeira Carta aos Coríntios. São Francisco de Assis, por sua vez, tem um encontro pessoal com o Cristo pobre, humilde, sem posses quando ouve um trecho do evangelho de Mateus e descobre a verdadeira liberdade, a verdadeira alegria de ser filho de Deus. Ao assumir essa filiação atrai a outros pelo seu testemunho de radicalidade ao Evangelho e torna-se pai de uma grande família religiosa. Santa Teresa de Jesus, mestra da oração, nos ensina a buscar uma intimidade crescente com Nosso Senhor, como afirma: “Bem-aventurado quem o amar de verdade e sempre o trouxer junto de si.” (Livro da Vida Cap. 22). Na vocação Mar a Dentro somos chamados a unir o nosso sim à nossa vida de oração profunda, pois ela é o centro e a fonte da vida comunitária e de nosso apostolado. Por meio da oração somos sustentados em nossa missão na Igreja.

O acolhimento sincero da Boa Nova e a fé compartilhada geram comunhão, vivência fraterna na busca, edificação e vivência do Reino. Conscientes de que a Palavra de Deus anunciada possui uma força restauradora, como portadores dessa mesma Palavra, na vida e no coração, o nosso chamado é entregar a Deus uma humanidade nova – renovada pela ação do Espírito Santo no corpo, na alma e espírito (cf. RV 13). Quando respondemos ao chamado do Senhor somos, a partir de então “reconstrutores do mundo”, das estruturas, da família, dos jovens e adultos, artífices da restauração do homem para Deus.

A Paz que vem da Obediência

O Papa Bom, o Beato João XXIII tinha como lema Obediência e Paz. No seu pontificado, com sua Encíclica Pacem in Terris, convidou a Igreja e o mundo, numa época conturbada pela ameaça de um conflito nuclear, a voltarem os olhos para Aquele que é o Príncipe da Paz, o único capaz de instalar a verdadeira paz no coração da humanidade. Santa Margarida Maria Alacoque em seus escritos nos convida: “Acima de tudo, porém, guardai a paz do coração que supera todos os tesouros. Para guardá-la, nada melhor que renunciar à própria vontade e colocar a vontade do Divino Coração em lugar da nossa, de modo que ela realize em nosso nome o que redunda em sua glória. E nós felizes, nos submetemos a ele com absoluta confiança”.

O nosso lema também é “Obediência e Paz”: obedientes à vontade de Deus, nosso Pai, manifestada em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo “Príncipe da Paz”. Sendo assim, temos a vocação de sermos discípulos da obediência e da paz. Na obediência encontramos a força do nosso sim, a certeza de fazer a vontade do Pai e não a nossa. Fazendo a vontade Daquele que nos envia para levarmos a Paz, que é o próprio Cristo, que é a Paz do Pai, àqueles que ainda não o conhecem.

Ninguém como a Virgem Maria acolheu, obedeceu e praticou a Palavra; nela o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Nesse mês de outubro também celebramos a Santíssima Virgem com o título de Imaculada Conceição de Aparecida, padroeira do Brasil e a Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Os nossos Estatutos afirmam que a Virgem Maria é a mãe da Comunidade, e que sua vida é modelo de entrega a Deus no seguimento amoroso de Cristo. De fato é a primeira discípula porque ouve a palavra e a põe em prática. O Beato João Paulo II na dedicação da Basílica Nacional de Aparecida em sua primeira visita ao Brasil afirmou: “A devoção a Maria é fonte de profunda vida cristã, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na Escola de Maria; escutai a sua voz, segui os seus exemplos”.

Peçamos que a Santa Mãe de Deus possa interceder por nós a fim de que possamos conservar a Palavra de Deus em nossos corações, nos deixarmos transformar por ela e, assim, testemunharmos ao mundo a alegria de ser Mar a Dentro!

Gildásio Vilanova
Missão de São Paulo

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail