Comunidade Católica Mar a Dentro

Mar a Dentro no Encerramento do Ano da Vida Consagrada em Roma

quadradoNo dia 02 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, encerrou-se o Ano da Vida Consagrada, após um tempo intenso de muitas atividades de celebração, incentivo e reflexão sobre esse estado de vida e o seu lugar hoje na Igreja.

Em Roma, o encerramento aconteceu com um grande Congresso e a missa com o Papa Francisco. A nossa Comunidade teve a grande alegria de ser representada nesses dois momentos tão importantes pelos irmãos da Casa de Missão de Lugano, que viveram uma verdadeira peregrinação, durante a qual também passaram a Porta Santa das Basílicas Papais. Um outro acontecimento muito especial naqueles dias em Roma foi a chegada, por ocasião do Ano Jubilar, das Relíquias de São Pe. Pio de Pietrelcina e de São Leopoldo Mandic, diante dos quais nossos irmãos apresentaram as intenções de todos os nossos amigos, familiares, benfeitores e irmãos de Comunidade.

Schermata-2016-01-30-alle-10.45.13O Congresso

De 28 de janeiro a 02 de fevereiro realizou-se em Roma o Encontro Internacional intitulado “Vida Consagrada em Comunhão”. O Encontro foi pensado para todas as formas de Vida Consagrada: Ordo Virginum, Vida Monástica Claustral, Institutos de Vida Apostólica, Sociedades de Vida Apostólica, Institutos Seculares e Novas Formas de Vida Consagrada. Dentre as diversas atividades, algumas foram marcadas por momentos fortes, como a Vigília de Oração na abertura, a Audiência com o Santo Padre e a Santa Missa de Encerramento. A nossa Comunidade se fez presente nesse Encontro com a participação do Padre Marcelo José da Silva Sampaio, Superior da Missão de Lugano, na Suíça.

André Maritan, Camil, Konrad e André de Moraes

A Peregrinação e Santa Missa

Os nossos irmãos André de Moraes e André Maritan, juntamente com o Diác. Kamil Cieliński (Diocese de Breslavia-Polônia) e Konrad Hołyś (seminarista da Diocese de Katowice-Polônia) –amigos que estudam e residem em Lugano –participaram de alguns eventos realizados nesse período, como o Angelus com o Papa Francisco na Praça de São Pedro, a Santa Missa de Encerramento do Ano da Vida Consagrada e a Audiência Geral de quarta-feira, na qual o Papa convidou a “deixar para trás o nosso pobre conceito de justiça e abrir o nosso coração à infinita misericórdia de Deus, que nunca se cansa de nos perdoar, para que possamos buscar a reconciliação com todos”.

papa-candelora-2-755x491A Santa Missa de Encerramento

O encerramento do Ano da Vida Consagrada se dá no momento em que vivemos com intensidade o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, e foi isso que o Papa enfatizou em sua homilia: “Jesus é levado por Maria e José ao templo de Jerusalém… Este Menino nos trouxe a misericórdia e a ternura de Deus: Jesus é a face da Misericórdia do Pai. Este é o ícone que o Evangelho nos oferece no final do Ano da Vida Consagrada, um ano vivido com tanto entusiasmo. Este, como um rio, agora conflui no mar da misericórdia, neste imenso mistério de amor que estamos vivendo com o Jubileu extraordinário”. Pe. Marcelo, André de Moraes e André Maritan testemunham que graça foi estar presente na Basílica, em meio a tantos religiosos e religiosas, representando e reafirmando o nosso Carisma.

P1140557Visita às Relíquias de São Pe. Pio de Pietrelcina e de São Leopoldo Mandic

Por ocasião do Ano Santo, as relíquias de São Pe. Pio e São Leopoldo, ambos religiosos franciscanos, chegaram a Roma para a veneração dos fiéis. Os dois são um ícone da misericórdia, principalmente no modo como exerceram o seu ministério de confessores. Diante deles, após uma longa espera devido à multidão, nossos irmãos puderam colocar as intenções de todos os nossos amigos, familiares, benfeitores e irmãos de Comunidade.

 

Enfim, foi um momento forte e de muitas graças em que nossos irmãos tiveram a oportunidade de estabelecer novas amizades, além de se enriquecer ainda mais com as palestras apresentadas e os momentos de oração vividos, bem como com as visitas nas diversas Basílicas, momentos caracterizados sempre pela alegria e pela unidade, como nos exorta Papa Francisco.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail