Comunidade Católica Mar a Dentro

Natal nas Ilhas 2012, acolher Jesus Cristo no irmão necessitado

O Natal das Ilhas iniciou no dia 08/12 na Ilha de Jamaci, no dia 09/12 em Igarapé Grande, onde atendemos também a Ilha de João Pilatos, no dia 16/12 na Ilha Longa e no dia 22/12 na Ilha de Outeiro em nossa casa com as famílias das crianças do Projeto Comunhão e Vida. Em todas essas Ilhas aconteceu a Celebração da Santa Missa e após, animação, brincadeiras com as crianças e seus pais, apresentação de dança, encenação do nascimento do Menino Jesus, lanche para os ribeirinhos e entrega das cestas básicas, roupas e brinquedos para as crianças.

Tivemos a presença na Ilha de Jamaci e na Ilha Longa, do Pe. Fabrício (Vigário da Ilha de Cotijuba e Outeiro, onde faz uma experiência de Missão aqui em Belém). Foi também a festividade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na ilha de Igarapé Grande, Dom Teodoro Tavares Mendes (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – PA) levou a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré; foi um momento de muita emoção para os moradores de Igarapé Grande e João Pilatos. E em nossa casa em Outeiro, presidiu a missa, Mons. Raimundo Possidônio (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Vigário Geral – Coordenador de Pastoral). Esteve também conosco, na Ilha Longa, Pe. Idamor da Mota Júnior (Diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC).

Só conseguimos realizar o Natal das Ilhas com a ajuda dos Amigos da Ilha, que foram realmente muito caridosos e prestativos em todos os momentos. Antes de acontecer o Natal receberam uma formação nos sábados do mês de novembro, e com certeza, puderam viver melhor a experiência do Natal em suas vidas; isto é, acolher o Cristo pobre no rosto dos mais necessitados.

Viver o Natal das Ilhas foi experimentar neste Ano da Fé a experiência de confiar em Deus, de que Ele é quem providencia tudo. Foi difícil no início para arrecadar os alimentos, brinquedos e roupas, mas a cada dia que se passava vimos o quanto Deus não nos deixa faltar nada. Nos rios enfrentamos muitos desafios, com maresias, chuvas e medo, mas nada disso impediu-nos de estar com os nossos irmãos ribeirinhos, pelo contrário descobrimos a graça de sermos corajosos, misericordiosos e caridosos. Que riqueza é viver o Evangelho!

Para agradecer ao Senhor tivemos uma Missa em Ação de Graças pelo Natal das Ilhas com Dom Vicente Zico (Bispo Emérito de Belém – PA) além de uma confraternização com os Amigos da Ilha.

Agradecemos a todos que nos ajudaram com suas doações e orações. Que Deus os abençoe e que Nossa Senhora de Nazaré interceda por cada um de vocês!

Eliane Cristina Félix
Missão de Belém do Pará

Veja as Fotos deste Natal nas Ilhas 2012

[Not a valid template]

XIV Natal com as Famílias em Iturama

  II Natal com as Famílias no Rio de Janeiro

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail