Comunidade Católica Mar a Dentro

O Círio de Nazaré é mistério que arrasta!

Muitas vezes ouvimos falar e vemos imagens do Círio de Nazaré, a maior procissão Católica do Mundo, uma festa de devoção à Virgem Maria que atrai mais de 2 milhões de pessoas em um só dia a Belém do Pará. O que mais impressiona não é a quantidade de fiéis em volta da pequena imagem, mas a fé que envolve cada coração, cada alma enlaçada à Santíssima Trindade pela corda que puxa a Berlinda da Santa Mãe de Deus. É mistério que arrasta!

A Comunidade Mar a Dentro teve a alegria de viver a graça do Círio de Nazaré, em São José do Rio Preto, nos dias 4 e 5 de maio, com a visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Foram dias ricos da presença materna de Maria que leva ao Coração de Jesus. Estes dias foram preparados com muito amor e devoção pelos devotos através da novena que aconteceu todos os dias no CEFA – Centro de Espiritualidade, Formação e Aconselhamento da Comunidade Mar a Dentro. Foi uma espera orante no desejo de acolher com amor, Aquela que, pelo quarto ano consecutivo, vem ao encontro dos filhos que estão distantes de Belém.

No dia 4 a chegada estava prevista para às oito horas da manhã, contudo devido a um atraso no voo a imagem peregrina chegou às 15:50 no Aeroporto de São José do Rio Preto. De lá ela foi diretamente para a Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida onde foi recebida pelo pároco, Pe. Aparecido Torrente e pela paróquia que a esperava para dar início à Celebração Eucarística, que foi presidida pelo Padre Douglas da Comunidade Mar a Dentro. Diante desta situação de atraso, Nossa Senhora de Nazaré ensinou-nos a ser como ela, que se abandona sempre à vontade do Senhor. Ela conduziu os seus filhos primeiramente a uma Celebração Eucarística, conduziu à Eucaristia, fonte e ápice de nossa fé, onde o homem verdadeiramente se encontra; encontra Deus e os irmãos. Bem aventurada Maria, que desaparece para que seu Filho, nosso Salvador, seja o centro.

Em seguida a imagem se dirigiu para a Casa das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado; de onde saiu a procissão com a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, puxada pelos fiéis e promesseiros, que ao puxar a corda experimentaram a ternura da Mãe de Deus que envolve e faz com que todos se sintam irmãos, filhos do mesmo Pai, que ama, perdoa e acolhe. Quantas almas descansaram na pequena corda do Círio de Rio Preto!!! Na chegada ao CEFA, uma bela homenagem com fogos de artifício, seguida da celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre João Paulo. Durante toda a madrugada os peregrinos fizeram vigília de oração com o Santíssimo Sacramento junto a Nossa Senhora de Nazaré.

No dia 5 de maio às 7 horas o Padre Douglas celebrou a missa no CEFA e às 9 horas iniciou-se uma bela romaria de carros em direção à Catedral de São José do Rio Preto, onde mais uma vez os devotos esperavam ansiosos a chegada da Imagem que foi recebida com muitas fotos, aplausos e lágrimas. A missa foi presidida pelo Padre João Paulo e em seguida o Padre Luis Rogério Morelli agradeceu muito a presença de Nossa Senhora. Após a missa a romaria retornou para o CEFA, onde a Imagem ficou durante todo o dia sendo visitada pelos peregrinos. Às 19 horas aconteceu a missa de encerramento da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que ficou até às 23 horas recebendo os peregrinos que aí vieram buscar suas graças e se despedir da Mãe.

Realmente pode-se dizer: o Círio é aqui!!! Aqui onde? No coração de cada homem e mulher que paraense ou não, abre seu coração para acolher, assim como Santa Isabel, a visita daquela que traz para nós o Salvador. Estes, derramam lágrimas com um grito de gratidão, se cansam ao puxar a corda, sorriem como crianças ao tocar seu manto, exclamando com seus gestos e seu trabalho: Bendita és Tu entre a Mulheres!

Toda esta experiência de fé vivida em São José do Rio Preto só foi possível graças à Diretoria do Círio de Nazaré, que compreendendo sua missão, não se cansa de peregrinar com a Mãe de Deus. Fica a gratidão da Comunidade Mar a Dentro pela disponibilidade do amigo Claudio Acatauassu e sua esposa Lilian que vieram representando a Diretoria da Festa e pela presença da Guarda de Nazaré, representada pelo Edimilson e pelo Icoaraci e pelos dias de fraternidade e amizade vividos aos pés da Virgem Maria.

Enfim, imagem da Virgem peregrina voltou para Belém, mas o perfume do Lírio Mimoso de Nazaré ficou impregnado em todos; que já estão rezando e preparando o coração, cheios de esperança na próxima visita da Mãe de Nazaré, a Rainha da Amazônia.

 Lea Cristina Biazeto
Missão de Belém do Pará 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail