Comunidade Católica Mar a Dentro

O Natal das Ilhas na Ilha Longa

quadradoDia 19 de dezembro foi realizado o Natal das Ilhas em Ilha Longa. Foi uma festa belíssima que teve início com a Santa Missa presidida pelo Pe. José Reinaldo, pároco da ilha de Cotijuba. Em seguida houve brincadeiras com as crianças e distribuição de lanche para todos os presentes. Ao final, “São Nicolau” veio entregar os presentes das crianças, que o aguardavam ansiosamente, depois de terem ouvido que a história do Papai Noel foi inspirada na vida desse santo. Enquanto os pequenos recebiam os presentes entregues por São Nicolau, os adultos recebiam as cestas com alimentos e roupas para toda a família. O Natal em Ilha Longa também foi uma oportunidade para os moradores manifestarem sua gratidão ao Pe. José Reinaldo, que no próximo ano deixará a paróquia de Cotijuba para assumir uma nova missão em uma paróquia na periferia de Belém. Os ribeirinhos também nos homenagearam com uma música, na qual manifestaram sua amizade e carinho.

Natal das Ilhas-Ilha Longa (152)O Natal das Ilhas deste ano teve como lema “Eles o reconheceram no partir do pão”, que será o lema do XVII Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em Belém no próximo ano. Realmente, o que marcou profundamente esse Natal foi a partilha: não fomos só nós que partilhamos com os ribeirinhos daquilo que arrecadamos, mas em cada ilha os próprios moradores partilharam daquilo que tinham: uns preparam alimentos e bolo para oferecer aos Amigos da Ilha, outros serviram açaí e camarão – que são produtos extraídos pelos ribeirinhos para consumo e venda. Na partilha do pão e de todo o material arrecadado, vimos concretamente a presença de Deus, na mão que recebeu e naquela que se estendeu para doar. Foram momentos de grande alegria, emoção e evangelização. Enfim, foi a festa do Deus-Menino que vem a nós na simplicidade e nos ensina a viver a partilha e o amor.

Deus foi tão generoso que mesmo após o Natal acontecer em quatro ilhas, ainda pudemos partilhar com duas comunidades da ilha de Outeiro e com a ilha de Cotijuba. E no dia de Natal, 25/12, ainda levamos brinquedos às crianças dos bairros Itaiteua e Fama, ambos em Outeiro.

Louvamos ao Senhor e agradecemos a todos que não mediram esforços para que o Nata das Ilhas 2015 pudesse acontecer. Deus abençoe a todos!

(Clique em uma foto e navegue com as setas do teclado)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail