Comunidade Católica Mar a Dentro

O Projeto Comunhão e Vida se prepara para iniciar o novo semestre

pet work (7)No primeiro semestre, o Projeto Comunhão e Vida de Iturama iniciou algumas novas atividades através de oficinas, que tiveram o objetivo de unir a espiritualidade com o cotidiano das pessoas, sua dignidade e valores, que podem ser restaurados através do evangelho e da técnica do trabalho artesal .

As oficinas acontecem às terças-feiras, coordenadas pela Mônica Perroni (Comunidade de Vida – Missão de Iturama), com o auxilio de membros da Comunidade de Vida, Aliança e voluntários que sempre se dispõem a ajudar na formação dos adolescentes, cada qual em sua área especifica.

Você também pode nos ajudar nesse Projeto,
com seus dons e boa vontade,
levando dignidade e uma vida melhor a quem precisa.
Fale conosco!

Confira algumas atividades do 1º semestre

pet work (4) Oficina de Artesanato: confecção de saquinhos de tecidos em bordado “Pet Work”

Uma técnica de bordado artesanal com o objetivo de despertar talentos, criatividade e mostrar que nas coisas simples, que podem parecer inúteis, é possível encontrar um significado. A essa técnica, que procura trabalhar o desenvolvimento motor e o gosto pelo belo que existe nas pequenas coisas, unimos o ensinamento do Evangelho, que diz que o “Senhor não nos quer perder mas, amados por Ele nos tornamos novas criaturas” ( II Cor 5,17). Sirlene , membro da comunidade de Aliança foi quem instruiu na técnica do bordado.

 • Aula de boas maneiras

Deus criou tudo, toda sua criação tem uma harmonia e através dela também é revelada a beleza das coisas, o que atrai os olhares para que sejam contempladas. A aula de boas maneiras teve o objetivo de despertar nas adolescentes uma visão positiva a respeito do bom comportamento e uma oportunidade de aprender que todo rito de se comportar à mesa também revela a nossa dignidade. Saber preparar a mesa para uma refeição mostra o acolhimento ao hóspede ou às próprias pessoas de casa, gesto que desperta o desejo da refeição em comum, por mais simples que seja, e faz sentir-se bem num ambiente com pessoas educadas e acolhedoras. Esta aula foi dada pela voluntária Claudia.

Oficina de Beleza: cuidados com os cabelos e maquiagem para idade

Realizada pela voluntaria Sandra da Silva (vocacionada), a oficina teve como objetivo mostrar a importância de sermos dons que Deus criou e que, por isso, devemos ser cuidadosos, pois somos um sinal de seu amor. Ao ensinar esses cuidados, procuramos vincular a oração, como por exemplo: “ao lavamos o cabelo, podemos rezar pedindo a Deus para lavar os nossos pensamentos e intenções…”

Na técnica da maquiagem, apropriada para a idade das adolescentes, mostramos que não há necessidade de exageros para revelar a beleza que já existe em cada uma. É apenas importante realçar e se cuidar, revelando nossa semelhança com Deus.

• Orientações sobre higiene pessoal

Esta oficina foi realizada pela Edneia Marques ( aluna do 1º ano do Discipulado) e teve como objetivo mostrar que o cuidado com o corpo revela a dignidade de Filho de Deus, pois o corpo é templo do Espírito Santo. Também foi mostrado que o corpo não é um instrumento, como hoje se considera, mas é dom de Deus a ser cuidado e apreciado.

• Orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis

Dando continuidade a oficina sobre higiene pessoal, esta oficina quis mostrar que o corpo, templo do Espírito Santo, é um dom que Deus nos dá e deve ser zelado e guardado com respeito. Este cuidado deve partir de nós mesmos, para que também o outro possa nos respeitar e cuidar.

Oficina de Artesanato: confecção de florzinhas em fita

Esta oficina teve o objetivo de despertar a criatividade e a delicadeza, pois há muitas coisas que necessitam de delicadeza e de paciência para serem preparadas. Da mesma forma, as pessoas também necessitam de delicadeza nos relacionamentos, no convívio social, no trabalho, no estudo, em família. Deus também usa de muita delicadeza para com o ser humano dando-lhe o dom da vida.

• Orientação sobre a comunicação nas rede sociais

Oficina realizada pela Claudia, com objetivo de prevenir e orientar quanto ao uso das redes sociais e os benefícios que esta oferece. As redes sociais são um meio de comunicação com o qual se deve agir com cautela, maturidade e respeito ao outro, que também é filho de Deus. Mostramos também que as redes sociais são um meio eficaz de evangelizar, de se comunicar e de revelar a beleza de Deus e seus dons.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail