Comunidade Católica Mar a Dentro

Onze anos de Aprovação dos Estatutos e Regra de Vida da Comunidade Mar a Dentro

Hoje a Comunidade Mar a Dentro está em festa, celebrando com muita alegria onze anos de aprovação de seus Estatutos e Regra de Vida. Em 28 de agosto de 2002, Dom Paulo Sérgio Machado, então Bispo de Ituiutaba, por meio de um Decreto, reconhecia a aprovava os Estatutos da Associação Privada de Fieis Comunidade Mar a Dentro. Foi um dia de grande alegria para toda a Comunidade, em especial para o nosso Fundador, Antônio Dilben. Doze anos após a sua fundação a Comunidade Mar a Dentro obtém o reconhecimento por parte da Igreja, em âmbito diocesano, de que seu carisma é um dom de Deus, um caminho de perfeição válido para toda a Igreja.

 O que é uma regra de Vida?

Muita gente pergunta o que é uma Regra de Vida? Não há uma resposta simples para essa pergunta. Porém podemos dizer que uma regra de vida é aquilo que permite delinear um estilo pessoal ou comunitário de vida cristã, através de compromissos específicos e concretos de oração, crescimento humano e espiritual, de serviço e de testemunho de fé.

Uma regra não deve ser vista como um conjunto de normas, ou um código, ou uma série de preceitos obrigatórios que indicam o que se deve e o que não se deve fazer. Olhar uma regra deste modo é simplesmente conferir a ela exatamente o contrário daquilo a que ela se propõe! Uma regra não é pensada para aprisionar a fé, mas para dar a ela o brilho e o ardor que lhe são próprios. A regra é uma inspiração divina, não uma imposição humana.

A regra de vida é um instrumento particular a fim de que aquele que a observa possa conformar a sua vocação cristã aos preceitos do próprio Evangelho, possa conformar o seu coração ao de Cristo Jesus por meio de um particular caminho ou carisma.

A regra serve para ajudar e sustentar a caminhada de fé que cada membro tem diante de si. É uma estrutura sólida que nos indica o percurso a ser seguido dentro de um carisma. Portanto a regra é um movimento, um caminho que, porém não se faz sozinho, mas com outros. Outros que também desejam caminhar com segurança rumo ao Senhor, sem riscos de perder-se pelo caminho.

Pe. Marcelo José Sampaio
Superior da Missão de Lugano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail