Comunidade Católica Mar a Dentro

Pe. Brás se despede da Comunidade de Lingua Portuguesa

Neste domingo, a Comunidade de Língua Portuguesa da Diocese de Lugano, reuniu-se para a despedida do nosso querido Padre Ivan Brás Costa, o Pe. Brás, como é conhecido. Depois de sete anos a serviço da Diocese de Lugano ele se prepara para retornar ao Brasil. Enquanto esteve em Lugano, Padre Brás, juntamente com o Pe. Carlos Roberto, eram os responsáveis pela Comunidade de Língua Portuguesa na diocese. Com o retorno do Pe. Brás ao Brasil, o Pe. Carlos e o Pe. Marcelo José, membro de nossa Comuidade, serão os novos animadores desta comunidade que realiza um trabalho de evangelização com portugueses e brasileiros residentes no Cantão Ticino, através de missas e de outros eventos.

Após a Santa Missa, como de costume a Comunidade se reuniu para um Ágape fraterno, porém desta vez foi preparada para o Pe. Brás uma deliciosa Feijoada Brasiliera, preparada pela Lene, uma das responsáveis, e outras amigas que colaboram com a vida desta Comunidade de Língua Portuguesa.

A Comunidade de Língua Portuguesa se reúne para celebrar a Santa Missa uma vez por mês na diocese de Lugano, na Paróquia de Pambio-Noranco. A celebração é sempre seguida por um momento de confraternização. Durante o ano são promovidas outras iniciativas, tais como peregrinações, almoços de confraternização e passeios, além de ser possível a celebração de sacramentos como o Batismo e a Confissão em língua portuguesa. A forma mais festiva da celebração, com cantos animados, palmas e momentos mais carismáticos são o grande diferencial desta missa que pouco a pouco, atrai mesmo aqueles que não falam o português, pois ficam encantados com esta missa “diferente”.

Pe. Brás irá para Brasília, onde acompanhará um novo projeto do Instituto Dom Terra, do qual ele faz parte, que visa o auxílio didático e acompanhamento pessoal de jovens carentes que desejam ingressar na universidade, mas que se veem impedidos devido ao alto custo de vida em uma cidade grande. Este projeto, que já acontece em Recife, Pernambuco, conta com o apoio da Associação AUGERE (que em latim significa “fazer crescer”), sediada em Gordola, Suíça, da qual o Pe. Brás faz parte e que procura através da educação emancipar a pessoa. Quem desejar conhecer um pouco mais deste projeto pode contatar o Pe. Brás pelo email, bivanc@gmail.com.

Desejamos ao Pe. Brás um feliz retorno ao nosso Brasil e que o Espírito Santo o ilumine nessa nova etapa de sua vida a serviço dos jovens mais necessitados. Deus o abençoe, Pe. Brás. Que Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, seja sempre sua companheira de estrada.

André de Moraes
Missão de Lugano

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail