Comunidade Católica Mar a Dentro

Santa Teresa e o Carisma Mar a Dentro

Mater Spiritualium, assim Santa Teresa de Jesus recebeu o seu título. Não era escritora, mas pelos seus escritos deixou um verdadeiro tesouro, onde se encontram joias raras para as pobres almas sedentas de amor.

Se o desejo de Deus era utilizar de Santa Teresa para atrair almas, o carisma Mar a Dentro foi assim por ela atraído. Conhecemo-la e nos identificamos com seu itinerário espiritual, que possibilita até hoje sermos alimentados pela Palavra de Deus e pelos ensinamentos de oração; mesmo vivendo as dificuldades que pessoalmente a alma passa neste caminho de diálogo com Deus, de conhecimento e de intimidade com seu Criador e Pai.

Reformar o coração e o Carmelo

Uma mulher decidida, que não faz reserva de si para abandonar-se e permitir-se ser amada por Deus, moldada por Ele e conduzida em um tempo em que o desafio de ser cristão não era diferente dos nossos tempos. Entretanto, em pleno século XVI, essa mulher mostra uma nova vida cristã dentro do próprio local onde teria dado a sua vida: o Carmelo. Propondo a reforma interna do coração e do próprio Carmelo, foi desafiadora e valorosa, fiel aos princípios clareados pela luz divina que a assistia, para viver de modo coerente à luz do Evangelho.

No valor do silêncio encontra intimidade e a ativa busca de ir além neste encontro interior. Impulsionada, a partir desse silêncio e da oração, Santa Teresa ama o próximo e procura servi-lo dentro de uma comunidade. Nesta convivência, convida as demais monjas ao exercício do amor umas pelas outras, fazendo tudo por amor ao Amado. Sente que é mão do Senhor que conduz à boa convivência, orientando à “prática da caridade mesmo em coisas miúdas”. Diz Teresa às suas filhas: “quanto mais adiantadas estiverdes no amor do próximo, tanto mais o estareis no amor de Deus”. (5M 3,8-9).

Também dentro dos encantos de seus ensinamentos, Santa Teresa nos conduz a uma busca constante no conhecimento das próprias limitações, fraquezas, capacidades. Na visão clara de quem sou eu vejo quem é Deus e o conheço no centro de minha pessoa, percebendo assim as “várias moradas” em que me relaciono com Ele.

Sofrimento, humildade, obediência, passagens de uma vida cultivada na força divina que ilumina sua humanidade de discípula. Para passar suas dores olhando-o crucificado e inebriando-se de amor entrava em êxtase com o próprio amor; assumindo-se amada e humana, vivia a verdade que para ela é humildade; obediente a Jesus que se fazia em pedaços na Eucaristia para que ela permanecesse unida a Ele. Obedecia e se dividia entre formações, fundações, orações. Tudo por Ele.

Ela nos convida a sermos orantes, a buscar as virtudes interiores, fortalecer as forças da alma, a sermos pessoas novas, sem pretensões de grandeza e com os olhos em Deus.

Só Deus basta

A orientação que Santa Teresa oferece é inteiramente teocêntrica, onde ela dá sua resposta ao problema do sentido da vida. Em algumas palavras, ela fala de tudo que causa dificuldades ao homem, numa anotação que trazia consigo no seu breviário, que traduz também a explicação da espiritualidade carmelitana e que nos fala muito dentro da vivência de ser Mar a Dentro:

“NADA TE INQUIETE,
NADA TE META MEDO.
TUDO PASSA,
DEUS SEMPRE PERMANECE O MESMO.
A PACIÊNCIA TUDO CONSEGUE
AQUELE QUE TEM DEUS CONSIGO,
NADA HÁ DE FALTAR.
SÓ DEUS BASTA!”

 Diante de todos os eventos conturbadores do tempo presente permanece Deus, o que nos dá viva esperança. Para chegar a Deus precisamos desse caminho, caminho que é oração.

Os membros da Comunidade Mar a Dentro vivem a influência de Santa Teresa procurando também fazer de nossas casas escolas de oração, lugares de encontro da alma com Deus.

Que essa alma combativa incuta em cada um de nós os mesmos sentimentos de Cristo, nesta festa de nossa patrona.

“NÃO DURMAIS! NÃO DURMAIS!
NÃO HÁ PAZ NESTA TERRA!”

Mônica Perroni Lopes
Casa de Nazaré – Iturama-MG

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail