Comunidade Católica Mar a Dentro

Artigos da comunidade › 24/01/2013

Tempo de seguir a Cristo de perto

Depois de termos celebrado o início de mais um Ano Litúrgico, com o Tempo do Advento e o Tempo do Natal, começamos o Tempo Comum. É o tempo litúrgico no qual a Igreja nos convida a viver o mistério de Cristo, mistério este que se desdobra através dos dias e dos meses do ano, ajudando-nos a viver na dinâmica do nosso tempo a história da nossa salvação.

Não devemos pensar que seja um tempo menos importante em relação aos outros: a Igreja, de fato, nos chama a cumprir um caminho interior de vida cristã, seguindo a Cristo de perto e guiados por algumas luzes particulares. Em primeiro lugar, a Palavra de Deus: na medida em que escutamos as leituras, podemos perceber que os evangelistas nos acompanham num caminho de conhecimento de Jesus Cristo e nos auxiliam a entrar sempre mais na sua intimidade. Eles nos ajudam a aprender o que significa ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, para colocar em prática a sua mensagem e apaixonar-se sempre mais pela sua pessoa.

A liturgia nos ajuda a conhecer e a amar o Senhor Jesus também através da celebração dos santos: durante esse período, encontraremos muitas figuras de santidade, cuja história reflete o amor de Deus pelos seus filhos. Na vida de cada um podemos encontrar uma expressão particular da fecundidade do Espírito de Deus. Cada um, animado pelo Espírito Santo, doando a própria existência a Jesus, testemunhou a multiforme graça de Deus no período histórico e social no qual viveu, fecundando com sua ação e oração a Igreja de seu tempo.

O Tempo Comum, portanto, é o período no qual podemos aprender a louvar a Deus, vivendo em ação de graças junto com toda a Igreja, que eleva ao Senhor o seu sacrifício de louvor. Podemos unir-nos a esse louvor participando à Eucaristia e à oração de todo o povo de Deus, para fazer de nossa vida um caminho de discipulado no seguimento de Jesus Cristo, morto e ressuscitado. “Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!” (Sl 116).

O Tempo Comum começa na segunda-feira depois da Festa do batismo do Senhor e prossegue até a terça-feira antes da Quarta-feira de Cinzas (quando começa a Quaresma); recomeça depois de Pentecostes, e dura até o início do Advento. Nos domingos, existe um ciclo trienal de leituras: A, B, C. Nos dias da semana leem-se todos os Evangelhos; já a primeira leitura segue um ciclo bienal (anos pares e ímpares), o que possibilita uma leitura quase integral da Bíblia. Canta-se o Hino do Glória nos Domingos e nas Festas; diz-se o Creio nos Domingos e Solenidades. A cor litúrgica deste tempo é o verde.

Baseado num texto italiano
(Fonte:  Sulla Tua Parola: Messalino, Ed Shalom cod. 8609)

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail