Comunidade Católica Mar a Dentro

Viva um dia de São Francisco diferente

No dia quatro de outubro celebramos São Francisco de Assis. Um grande carinho nasce no nosso coração ao falarmos dele. É um santo que viveu buscando imitar a Cristo, fazendo-se pobre como Ele. De fato, ficou conhecido como o “Pobre de Assis”.

Ele dizia que a pobreza era sua mãe, sua senhora e até sua esposa, dizia também que ela era como o tesouro escondido no campo, pelo qual um homem vende tudo o que tem para poder comprá-lo (cf. Mt 13,44). Encontrava grande paz e um grande valor em viver humildemente, desapegado do mundo e de seus bens. Chegava ao ponto de trocar as suas vestes com os pobres, a quem tanto amava e servia. Esse serviço aos pobres ele sabia que era um serviço ao próprio Cristo, pois foi o próprio Jesus que disse: “Todas as vezes que fizeste isto a um destes pequeninos, foi a mim que o fizeste!” (Mt 25, 40).

No irmão necessitado, o Cristo

Dentre os projetos da Comunidade Mar a Dentro, há um que se preocupa de maneira especial com esses nossos irmãos mais pobres, o Projeto Comunhão e Vida. Ele tem como objetivo responder às reais necessidades das pessoas com a ajuda material e também espiritual. Entretanto o “Comunhão e Vida” se mantém com a ajuda de pessoas que vivem o espírito franciscano de partilha e caridade.

A vida de São Francisco é um grande sinal que indica que é possível fazer o bem, que é possível ajudar os nossos irmãos. Por isso, nesse dia de São Francisco, convidamos você a um gesto concreto de partilha “pois é dando que se recebe”.

Dê uma olhada em seu guarda roupa, em sua dispensa, em suas gavetas, nas sapateiras, na geladeira, no armário, enfim, em suas coisas e pergunte-se: eu realmente preciso de tudo isso? Será que há algo que eu possa partilhar com aqueles que precisam mais do que eu? Descobriremos que muitas coisas são supérfluas! Porém elas ainda podem fazer a alegria de alguém!

Experimentar a alegria de doar

Nesse mês de outubro, se você mora perto de uma das missões da Comunidade Mar a Dentro, leve até lá aquilo que você separou, e entregue para o Projeto Comunhão e Vida. Se isso não for possível, procure a sua paróquia, os Vicentinos, a Cáritas Diocesana ou até mesmo procure uma família carente. Essa pode ser uma experiência que marcará a sua vida. Lembre-se das palavras de Jesus: “Foi a mim que o fizestes”.

Vamos viver de maneira diferente esse dia de São Francisco, divulgue esta ideia, compartilhe nas redes sociais, convide seus amigos e familiares a fazer o mesmo. Vamos imitar a Francisco de Assis seguindo seu exemplo e experimentando que “há mais alegria em dar do que em receber” (At 20,35).

Visite a página do Projeto Comunhão e Vida

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

maradentro@maradentro.com.br

(+55) 17 3222-4436

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail